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Publicado em 24 de outubro de 2013 por Mecânica de Comunicação

Poeira é maior preocupação na manutenção de rolamentos

A poeira é a principal inimiga dos sistemas de rolamentos nos equipamentos fora-de-estrada. Há exemplos de máquinas cuja vida útil desse componente foi reduzida em 50% em relação ao previsto pelo fabricante em decorrência da impureza dos canteiros de obra. O pó, bastante abundante nos ambientes onde os equipamentos são utilizados, atua como um elemento abrasivo que danifica os rolamentos, obrigando as áreas de manutenção das empresas que utilizam equipamentos em canteiro de obras a desenvolver estratégias específicas para cuidar desse componente. 
 
   Fotos: Revista M&T / SKF / Timkem 
 

Um item que não deve ser esquecido na hora da manutenção é o da lubrificação dos rolamentos. Se ela for bem feita, a peça tende a durar muito mais. Normalmente, os rolamentos são lubrificados com graxa ou óleo – nunca com lubrificante sólido. A lubrificação com óleo é indicada para situações onde a velocidade ou as condições de trabalho impossibilitem o uso de graxa, ou quando for necessário dissipar o calor do mancal. A escolha do tipo de lubrificante varia em função da temperatura de operação, da velocidade de rotação e de outras condições de trabalho. 
 
Além de cuidados na hora da manutenção e troca de peças, ajuda também a prolongar a vida útil dos rolamentos uma maior atenção em relação aos limites de rotação dos rolamentos Algumas empresas, para aumentar a produção, programam a máquina para funcionar acima de suas condições normais de trabalho, o que resulta em aumento da carga aplicada sobre os rolamentos, afetando sua durabilidade. Análises feitas em algumas empresas confirmaram que um acréscimo de 20% na força aplicada sobre o rolamento pode reduzir sua vida útil em até 50%. 
 
Por fim, uma recomendação é fazer inspeções visuais, nas quais os técnicos possam identificar anomalias por meio de ruídos, vibrações e aumento da temperatura. Feito isso e detectada alguma anomalia, o passo seguinte é fazer a remoção da peça para fazer as trocas necessárias. Dicas práticas como essas estão, mensalmente, na Revista M&T.