Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 19 de dezembro de 2013 por Mecânica de Comunicação

Construção pode se tornar ilha de otimismo em relação a 2014

Em meio a uma tendência que sinaliza certo enfraquecimento da atividade econômica para 2014, sobretudo no primeiro semestre, o segmento da construção segue demonstrando projeções mais otimistas. A explicação para essa reserva de perspectiva favorável talvez esteja relacionada com as recentes concessões de rodovias e aeroportos, que devem impulsionar obras na área de infraestrutura em 2014 e nos próximos anos. Além de injetar ânimo em relação a novas obras, as boas perspectivas ainda contribuem para desfazer os gargalos da área de transporte e logística, que também acaba por estimular a economia.

 

      Foto: Grandes Construções 

 

 

Também são boas as previsões em relação aos investimentos nas áreas de petróleo e gás, igualmente em função do anúncio das primeiras concessões para exploração da faixa localizada na chamada camada pré-sal. Uma maior atividade produtiva nesses dois segmentos acaba demandando obras estruturais que aquecem as áreas ligadas ao setor da construção. Tais projeções mais animadoras servem como compensação pelo período de crescimento inexpressivo experimentado nos últimos anos pelo segmento de construção, especialmente o de setores relacionados com obras de infraestrutura.

 

Vale observar ainda que pode ocorrer também é um desempenho não uniforme da expansão pelo país. Regiões que concentram as principais concessões já licitadas, como a do Centro-Oeste, onde estão localizadas, por exemplo, rodovias em fase adiantada de projeto e execução, tende a ter um crescimento mais expressivo e mais acelerado. Há ainda fatores extras de estímulo ao desenvolvimento de áreas relacionadas a infraestrutura como as medidas governamentais de retomada das obras do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento. Todos esses indícios levam os segmentos que atuam, direta ou indiretamente, com obras de infraestrutura a manterem um otimismo moderado em relação ao desempenho do mercado no ano que vem.