Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 30 de janeiro de 2014 por Mecânica de Comunicação

Gestão eficiente de máquinas reduz consumo de combustíveis em canteiro de obras

O aumento da produtividade nos canteiros das grandes obras de infraestrutura depende, fundamentalmente, de uma gestão mais eficiente dos equipamentos utilizados. Um acompanhamento mais atento da movimentação e da rotina de operação da frota nas obras tende a contribuir para uma redução no número de equipamentos em atividade. Em função disso, há um natural uso mais racional das máquinas; menor consumo de combustível; uma diminuição do estoque de peças, além de melhorias significativas na confiabilidade decorrente de um mapeamento adequado daquelas falhas mais corriqueiras. 
 
   Fotos: Revista M&T 
 
Outro benefício em termos de melhoria da produtividade para o setor da construção civil, de uma forma geral, decorre de alguns avanços tecnológicos na gestão de equipamentos. As principais inovações da atualidade são: sistemas de monitoramento interligados com ERP; sistemas de controle de máquinas interligados com o planejamento da produção e uso de tecnologia móvel para coleta de dados e integração desses dados com os sistemas ERP. Todo esse aprimoramento  contribuirá para melhorar a tomada de decisão dos gestores operacionais das obras. 

Além desses avanços tecnológicos, alguns analistas vislumbram os próximos passos nessa direção. Uma possibilidade que já está se materializando é a de se ter uma menor interferência humana na operação dos equipamentos utilizados nos canteiros de obra, com o emprego de sistemas que os guiarão por meio de GPS. Na área do agronegócio essa sistemática já é bastante utilizada, com expressivo ganhos de produtividade.

Algumas dessas avaliações foram feitas por Elson Rangel, líder da área de Pessoas e Organização (P&O) e Engenharia da área de Equipamentos da Construtora Norberto Odebrecht, durante evento da M&T Peças e Serviços 2014 – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração. Na ocasião, outro palestrante, Yoshio Kawakami, da Raiz Consultoria, detalhou os recentes avanços na área de pós-venda, um diferencial importante para os fabricantes de equipamentos.