Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 12 de fevereiro de 2014 por Mecânica de Comunicação

Atenção do governo se volta para mobilidade urbana e deve gerar novas obras

Com o anúncio da terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deve ocorrer até o início de abril, o governo Federal quer priorizar investimentos em obras voltadas para mobilidade urbana e telecomunicações. No tocante a mobilidade urbana, as atenções se concentrarão, sobretudo, na construção de linhas de trens e metrôs, além de sistemas BRTs (Bus Rapid Transit), que dão mais velocidades a corredores de ônibus, privilegiando o transporte coletivo nos grandes centros urbanos.
 
   Fotos: Revista Grandes Construções 
 
 
O anúncio da terceira versão do programa, cujas estimativas preliminares dão conta de um investimento total de R$ 143 bilhões, projeta crescimento significativo na demanda daqueles segmentos da construção civil ligados diretamente a obras de infraestrutura. Afinal de contas, somente para a construção de metrôs em nove cidades brasileiras estão previstos recursos da ordem de R$ 33 bilhões. Além de linhas metroviárias, o programa prevê também trens urbanos, monotrilhos, veículos leves sobre trilhos (VLTs), além de corredores de ônibus.
 
A nova edição do PAC foi, em parte, motivada pelas manifestações de rua que começaram em meados do ano passado e que pediam melhorias nos serviços de transporte público nas grandes cidades. Além de obras em corredores urbanos, os investimentos também devem contemplar obras de construção, melhoria e adaptações em rodovias que façam o contorno de cidades, além de pavimentação de vias urbanas para aliviar trânsito local. Já em relação à área de telecomunicações, o projeto é oferecer acesso mais rápido para navegação na internet.