Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 12 de março de 2014 por Mecânica de Comunicação

Construtoras buscam eficiência na gestão de riscos em obras

O crescimento da quantidade de obras na área de infraestrutura no Brasil somado à tendência de cronogramas mais enxutos e a velocidade maior para a construção de uma obra estão impulsionando a busca constante por parte das construtoras de uma maior eficiência na gestão de riscos nos canteiros. 
 
Segundo especialistas, não existe risco zero na construção, uma vez que a possibilidade de falha sempre existe, e vai desde ameaças de cunho ambiental, por falhas técnicas de um projeto, riscos econômicos, problemas logísticos até os mais divulgados, que são os relacionados à segurança do trabalho. 

Por isso, a gestão de riscos torna-se imprescindível na construção porque as consequências de um planejamento e avaliação incorretos podem levar aos atrasos no cronograma, o embargo da obra e, até, em situações extremas, a sua inviabilidade por questões financeiras.

Uma das ferramentas utilizadas pela área da construção para reduzir os riscos em uma obra é o planejamento, que permite ao gestor ter uma atuação eficaz onde faz diferença, seja na cadeia de suprimentos, projeto, questões legais, pessoas ou equipamentos. Em certas situações, onde são percebidos desvios, esse gestor realiza, ainda, um replanejamento das ações e atividades.

Ter uma boa gestão de risco pode, inclusive, permitir o uso mais racional de recursos, melhorar a tomada de decisão, levar mais produtividade e sustentabilidade para o canteiro de obras. Por todas essas razões, as construtoras estão adotando uma visão mais ampla da gestão de riscos, com foco mais estratégico. 

Esses e outros aspectos relevantes ao tema gestão de riscos nas obras farão parte do Sobratema Workshop, marcado para o dia 8 de abril, que deve atrair a atenção de engenheiros, empresários, técnicos e profissionais do setor da construção.