Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 20 de março de 2014 por Mecânica de Comunicação

Planejamento é peça vital para minimizar riscos na construção

Fazer uma competente gestão dos riscos inerentes a um canteiro de obras pode facilitar a execução da obra, na medida em que simplifica processos, reduz mão de obras e diminui estoques, com uma conseqüência diminuição dos custos. A análise é do engenheiro Hélio Flávio Vieira professor do Departamento de Engenharia Civil da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau (SC), que tem cerca de 30 anos de experiência na área da construção. Outras das suas avaliações sobre o tema na sequência:

1 – Qual a importância do planejamento logístico em uma obra? 
A logística tem como principal fundamento o planejamento prévio, que permite: facilitar e simplificar o processo de gestão, reduzir recursos humanos e diminuir estoques. Em decorrência disso há um aumento da produtividade, com diminuição de custos e reflexos na competitividade da empresa. 
 
                Fotos: Comunidade da Construção
 

2 – O que deve ser considerado ao elaborar o planejamento logístico?
O planejamento logístico engloba todos os fatores que envolvem a execução de um empreendimento, desde aspectos externos de mercado até o canteiro de obras, que é onde tudo acontece. Mas ressaltando – antes do início da obra propriamente dita. Planejamento logístico tem como principal função a coordenação, integração e controle das atividades envolvidas.
 
3 – Quais tipos de riscos logísticos existem em uma obra? Quais são os mais comuns?
Os riscos logísticos envolvem, evidentemente, a falta de planejamento como: descontinuidade produtiva por falta de mão de obra e/ou materiais, retrabalhos, equipamentos inadequados, falta de manutenção, etc.
 
4 – Que ações podem ser tomadas para minimizar os impactos por falta de recursos em uma obra? 
A “falta de recursos em uma obra” somente ocorre pela ausência de planejamento, sendo assim, para minimizar ou até mesmo eliminar a falta de recursos é só efetuar com critério o planejamento logístico prévio da mesma. 
 
5 – Antes do início da obra, há ações que podem ser feitas para minimizar os riscos?
O fundamental é planejamento. No Brasil se planeja em dois ou três meses (quando se planeja) e se constrói em dois ou três anos; no Japão, se planeja em um ano (ou mais) e se constrói em seis meses. 

O professor Hélio Flávio Vieira será um dos palestrantes do Sobratema Workshop, marcado para o dia 8 de abril, que debaterá o tema Gestão de Riscos nas Obras - Desafios e Soluções e deve atrair a atenção de engenheiros, empresários, técnicos e profissionais do setor da construção.