Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 26 de março de 2014 por Mecânica de Comunicação

É preciso haver políticas públicas que estimulem a segurança no trabalho

Em razão da falta de cultura de prevenção em relação à segurança e do excesso de improvisação, é importante haver políticas públicas em relação ao assunto, incluindo a questão da segurança no trabalho em todo tipo de formação profissional. A opinião é do diretor estadual do Sintesp – Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo, Cosmo Palasio Jr. Outras das suas análises sobre o tema na sequência:

Qual sua avaliação sobre a questão da segurança nas obras?
Cosmo Palasio Jr. - Temos de admitir que uma das áreas onde a segurança do trabalho mais evolui no Brasil foi na construção. Hoje em dia, a segurança é muito maior e mais desenvolvida, embora  ainda estejamos muito distantes de um padrão adequado e que em muitos casos seja superior às aparências.
 
             Foto: Revista Grandes Construções 
 
Quais os tipos de acidentes mais comuns em obras?
Cosmo Palasio Jr. - A indústria da construção é muito ampla, mas de uma forma geral, há muitos acidentes relacionados com as mãos dos trabalhadores. O que nos causa grande preocupação também são as quedas de níveis diferentes que são responsáveis pela maioria dos acidentes fatais ou incapacitantes. Outro ponto que sempre chama a atenção são os soterramentos. Um aspecto importante a ser observado diz respeito às doenças do trabalho que quase não são mencionadas, mas que sutilmente vão reduzindo a capacidade de trabalho das pessoas.
 
Quais as medidas que devem ser tomadas para minimizar esses acidentes na obra?
Cosmo Palasio Jr. - Tudo o que podemos fazer, e fazemos nos locais de trabalho, é improvisar a cultura prevencionista, pois os trabalhadores chegam nas obras sabendo nada ou pouco sobre segurança do trabalho. Não se faz alguém trabalhar com segurança em horas ou dias. Por isso é importante ter políticas públicas em relação ao assunto, incluindo a questão da prevenção em todo tipo de formação profissional, o que alias é um ganho para todos os segmentos da vida. Outro ponto essencial é a formação dos empreendedores para Segurança e Saúde no Trabalho
 
Quais são os impactos dos acidentes para a sociedade?
Cosmo Palasio Jr. - São muitos, sendo o menor deles o econômico que consome bilhões de reais todos os anos. No entanto, os piores e dificilmente mensuráveis são os sociais com consequências diretas para aqueles que o trabalho mutila e adoece e indiretas para as famílias.
 
O diretor do Sintesp, Cosmo Palasio Jr., será um dos palestrantes do Sobratema Workshop, marcado para o dia 8 de abril, que debaterá o tema Gestão de Riscos nas Obras - Desafios e Soluções e deve atrair a atenção de engenheiros, empresários, técnicos e profissionais do setor da construção.