Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 28 de março de 2014 por Mecânica de Comunicação

Gestão de risco em construtora evita surpresas e imprevistos

A adoção de uma política que envolva gestão de risco é decisiva numa construtora. Ela deve englobar cuidados na escolha da corretora de seguros, assim como programar ações de prevenção, de mitigação dos riscos e de transferência de responsabilidade. As observações são de Carlos Marini, gerente de Planejamento e Gestão da Galvão Engenharia. Outras das suas análises sobre o tema na sequência:
 
Qual a importância da elaboração de uma matriz de risco em obras?
Carlos Marini - A gestão de riscos na construção de uma obra é um instrumento fundamental para evitar surpresas ou resolvê-las rapidamente caso aconteçam. Em qualquer obra, podem ocorrer imprevistos que interferem no cronograma e no orçamento ou resultem em fatalidades. Um imprevisto durante a obra quase sempre se reverte em perdas que terão impacto econômico-financeiro.
 
                                    Fonte: Grandes Construções 
 
 Como a construtora realiza a avaliação dos riscos em uma obra para a contratação do seguro?
Carlos Marini - Por meio de uma política de seguros própria, definem-se quais seguros são obrigatórios e quais riscos podem ser assumidos. A análise deve contemplar seguros exigidos contratualmente, como vida e saúde dos funcionários, dessa forma podemos dizer que todos os empreendimentos contam com seguros. 
 
De que forma a construtora realiza a seleção de uma seguradora para sua obra?
Carlos Marini - Deve-se levar em conta fatores como  credibilidade no mercado, solidez e nível de atuação mundial, a fim de atender a construtora em todas as regiões e países em que atua. A escolha de uma corretora que atenda a todas as necessidades da empresa também é um fator determinante.
 
Como os riscos podem ser minimizados em um canteiro de obras?
Carlos Marini - A Norma NBR ISO 31000 de Gestão de Riscos prevê várias alternativas para o tratamento dos riscos operacionais. Onde o risco é pequeno ou não pode ser controlado deve-se aceitá-lo. Ação preventiva, mitigatória e de transferência de responsabilidade a outra parte também são medidas recomendáveis. Para que este tratamento dos riscos se concretize, aconselha-se a construtora a implantar uma gestão de riscos através de uma área e de ferramentas especializadas.
 
Existem riscos que mais preocupam uma construtora em uma obra? Se sim, quais e por quê?
Carlos Marini - Cada empreendimento é único em termos de hierarquia de importância dos riscos. Um túnel subterrâneo de metrô, por exemplo, é algo diferente da construção de uma rodovia no solo ou da montagem industrial de uma refinaria. O risco muda de uma obra urbana para outra em mananciais. Ao mesmo tempo, quanto maior a complexidade da obra, maior é a importância da gestão de riscos para o sucesso do projeto. 
 
O gerente de Planejamento e Gestão da Galvão Engenharia, Carlos Marini, será um dos palestrantes do Sobratema Workshop, marcado para o dia 8 de abril, que debaterá o tema Gestão de Riscos nas Obras - Desafios e Soluções e deve atrair a atenção de engenheiros, empresários, técnicos e profissionais do setor da construção.