Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 02 de abril de 2014 por Mecânica de Comunicação

Sem conhecer os riscos não se tem a solução mais adequada

Para Carlos Eduardo Almeida, diretor da Universal RE Corretores de Resseguros, temos, no Brasil, uma cultura que precisa de aprimoramento na gestão de riscos. Isto significa que precisamos de ajuda para identificar os riscos a que estamos expostos e depois ter uma ação de tratamento para mitigá-los. Assim sendo, devemos eliminar, reduzir ou transferir os riscos para outros por meio de contrato ou via seguros. Outras das suas opiniões na sequência:
 
Quais são os seguros de engenharia oferecidos ao mercado? Dos citados, quais são os mais usados?
Carlos Almeida - Os seguros para construções e obras mais utilizados são os seguintes:
- seguro de riscos de engenharia que é um seguro all risks que  cobre erros de projeto e/ou execução desde que decorrentes de acidentes súbitos e imprevistos. Existem várias coberturas auxiliares que complementam o seguro dependendo do tipo de obra. Como exemplo, podemos citar a cobertura para alojamentos, para equipamentos utilizados na obra como gruas e guindastes, além de despesas extraordinárias para recompor o atraso devido a sinistros e outras mais especificas.
- seguro de responsabilidade civil para obras e instalações e montagens – seguro que garante que danos causados a terceiros, como vizinhos ou outros empreiteiros, tenham proteção adequada. Esta cobertura é necessária e deve ser sempre contratada.
 
Foto: Acontece Imobi 
 
Quais são os fatores que levam uma construtora a optar por um tipo de seguro?
Carlos Almeida - O histórico de sinistros seja da própria construtora ou de construtoras conhecidas são sempre fatores que levam os gestores de obra e construtores a procurarem pela proteção de seguros. Temos também exigências contratuais do proprietário da obra, demanda dos agentes financiadores e investidores.
 
Qual sua avaliação sobre o mercado de seguros em canteiros de obras? 
Carlos Almeida - O mercado de seguros de riscos de engenharia tem se mantido estável nos últimos anos após um período de crescimento acentuado. Esperamos que neste ano o mercado se mantenha no mesmo nível do ano passado. Caso tenhamos um aumento na demanda por seguros de obras mais complexas, as taxas devem sofrer uma pequena correção/aumento. O mercado ainda tem bastante capacidade e apetite para este tipo de seguros.
 
Qual a importância da elaboração de uma matriz de risco em obras?
Carlos Almeida - Sem conhecer e identificar os principais riscos as soluções aplicadas podem conter falhas ou estarem inadequadas para a exposição. A correta elaboração da matriz de riscos por um profissional experiente assegura uma obra sem sobressaltos e previsível. Ninguém gosta de surpresas desagradáveis.
 
O diretor da Universal RE Corretores de Resseguros, Carlos Eduardo Almeida, será um dos palestrantes do Sobratema Workshop, marcado para o dia 8 de abril, que debaterá o tema Gestão de Riscos nas Obras - Desafios e Soluções e deve atrair a atenção de engenheiros, empresários, técnicos e profissionais do setor da construção.