Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 17 de abril de 2014 por Mecânica de Comunicação

A boa gestão de riscos pode alavancar a produtividade e aumentar os lucros

O gerenciamento de riscos é tema recorrente quando se fala em infraestrutura. Um gerenciamento eficiente dos riscos envolvidos numa obra poderá alavancar a produtividade nos canteiros e, dessa forma, os prazos e custos tendem a ser reduzidos. Assim sendo, as construtoras obterão ganhos e poderão aumentar a competitividade no segmento onde atuam. 
 
   Fotos: Fabio Tieri 
 
 
Existem diversos riscos operacionais na infraestrutura, entre eles os riscos contratuais, técnicos, de gestão de pessoas, os relacionados aos parceiros, fornecedores e terceiros, além daqueles relacionados com qualidade, saúde, meio-ambiente e segurança e consórcios. Os riscos contratuais, segundo uma pesquisa, representam pouco mais de 40% do total e, geralmente, estão relacionados com variações de custos dos insumos e de serviços que são reajustados acima do combinado inicialmente.

Para tentar resolver as questões acerca desses riscos, além da adoção de metodologias e ferramentas, a principal recomendação dos especialistas é a de que as empresas na área da construção deveriam criar um setor de gerenciamento de riscos, onde houvesse a inclusão da alta direção da companhia com essa discussão. Com isso, seria possível obter uma maior segurança para tomada de decisões e planejamento, tornando a alocação e o uso de recursos mais eficientes, o que reduziria perdas e custos, aumentando o faturamento.  

Todos esses pontos foram discutidos no Sobratema Workshop 2014, realizado no dia 08 de abril, que teve como tema Gestão de Riscos nas Obras – Desafios e Soluções. O Workshop contou com a participação de engenheiros, empresários, gestores, técnicos e profissionais das áreas de seguro, equipamentos, construção e engenharia.