Publicado em 30 de maio de 2014 por Mecânica de Comunicação
Tecnologia híbrida reduz consumo de combustível e impacta menos o ambiente
Equipamentos híbridos são capazes de, ao mesmo tempo, operar com uma expressiva redução de consumo de combustível e também causar um impacto ambiental menor. Esse tem sido o principal ponto que vem norteando as pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos pelas principais fabricantes de equipamentos pesados utilizados nos segmentos de construção e mineração. Existem atualmente vários tipos de equipamentos já disponíveis no mercado que possibilitam alcançar ambos os objetivos com comprovada eficiência.
Há fabricantes que desenvolveram equipamentos que se valem do conceito de regeneração de energia, por meio do qual o sistema elétrico incorporado aos componentes reaproveita a energia gerada nos momentos em que a máquina está sendo freada. Essa energia acumulada é armazenada e utilizada na hora da aceleração do motor, diminuindo o esforço e o consumo nas diferentes manobras. Há casos em que alguns equipamentos conseguem reduções de até 25% no consumo de combustível, aliada a uma sensível diminuição das emissões de gases NOx e CO2.
Para detalhar melhor esses e outros sistemas empregados em equipamentos híbridos, será promovido, no dia 5 de junho, o Seminário Sobratema: Máquinas Híbridas, Softwares de Gestão e Pós-Venda, que faz parte da programação do congresso que ocorre paralelamente à M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, que será realizada, de 3 a 6 de junho, no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo. O seminário contará com a participação de executivos de quatro fabricantes que tratará dos detalhes sobre os conceitos e as novas tecnologias destinadas a máquinas híbridas.
O seminário incluirá ainda duas palestras sobre Tecnologia para a Cadeia de Valor na Gestão de Equipamentos e O Futuro da Confiabilidade das Máquinas – O que o IVHM – Integrated Vehicle Health Management pode proporcionar no futuro.