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Publicado em 26 de junho de 2014 por Mecânica de Comunicação

Excesso de peso e falta de fiscalização reduzem vida útil do asfalto

A vida útil das rodovias brasileiras poderia ser maior caso os limites de peso no transporte de cargas fossem respeitados por motoristas e transportadoras. Um diagnóstico feito no ano passado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), mostrou que 77% dos caminhões trafegam com excesso de peso. E a consequência dessa falta de controle e de fiscalização por parte das autoridades é grave, uma vez que o mesmo levantamento do DNIT constatou que apenas 10% de excesso de peso por eixo já representa uma diminuição de até 40% a vida útil do asfalto. 
 
Fotos: Pugás/DNIT 
 
O Sindipedras – Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada no Estado de São Paulo revelou um estudo estimando que a falta de respeito no limite de peso no transporte de cargas pode reduzir de sete para dois anos a vida útil das rodovias. Nesse sentido, os envolvidos com a área salientam que ganha importância uma fiscalização mais eficaz e adequada em todas as rodovias brasileiras, de forma a garantir a aplicação da Lei da Balança. 

Um maior cuidado com a conservação da infraestrutura rodoviária acaba tendo repercussão positiva inclusive na economia, pois a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que até 2% do Produto Interno Bruto (PIB) de uma nação pode ser desperdiçado em conseqüência dos danos causados às rodovias pelo excesso de peso. No seminário sobre o tema promovido na M&T Peças e Serviços Congresso foi destacada também a importância de haver uma diversificação no modelo de transporte de cargas do País, com investimento também nos modais ferroviário e hidroviário.