Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 03 de julho de 2014 por Mecânica de Comunicação

Energias renováveis podem contribuir para o equilíbrio energético

Balanço do PAC 2, divulgado recentemente, mostra que o setor de geração de energia teve obras concluídas no valor de R$ 233,1 bilhões, que agregaram 12.860 megawatts (MW) ao SIN – Sistema Interligado Nacional, com destaque para a entrada em operação das hidrelétricas de Jirau, Santo Antônio, Estreito e Mauá, além de 62 eólicas. O levantamento aponta ainda a construção de oito hidrelétricas, cinco termelétricas, 120 eólicas e cinco pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que devem agregar 24.374 MW ao SIN.
 
   Fotos: Brasil Escola e Grandes Construções 
 

Esse panorama indica que os investimentos no segmento de energia renovável vêm crescendo nos últimos anos. Além das eólicas em construção e em funcionamento, foi anunciado que a Bahia será o primeiro estado a receber um complexo híbrido de geração de energia solar-eólica, com investimentos estimados em R$ 139 milhões, que ao ser concluído, terá capacidade instalada de 26,4 MW, sendo 21,6 MW de eólicas e 4,8 MWpico de energia solar.

Apesar da geração de energia eólica ter quase dobrado entre 2011 e 2012, passando de 2,7 mil GWh para 5,1 mil GWh, ainda faltam incentivos tributários e fiscais para que a indústria possa se consolidar, com uma produção em larga escala de componentes e peças necessários para sua implantação. 

E parte dos desafios enfrentados pelo setor elétrico no Brasil poderia ser resolvida com a utilização de energias renováveis, já que o Brasil tem sol e ventos em abundância. Assim, o aumento desse tipo de geração de energia poderia equilibrar a dependência que o País possui da energia hidrelétrica. Essa avaliação foi feita durante o seminário do Instituto de Engenharia, na M&T Peças e Serviços Congresso.