Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 10 de julho de 2014 por Mecânica de Comunicação

Fortaleza exibe melhorias na mobilidade urbana decorrentes das obras da Copa

Entre todas as a cidades onde foram realizados jogos da Copa, Fortaleza foi onde as melhorias viárias para facilitar o acesso dos torcedores ao local dos jogos deram melhor resultado. As obras requalificaram vias de ligação com a Arena Castelão para quem sai da zona hoteleira, do Aeroporto Pinto Martins, do Terminal de Integração da Parangaba e da BR-116. Com isso, facilitou-se o acesso tanto para quem foi de carro ou utilizou o transporte coletivo: somente nos dois primeiros jogos disputados na capital cearense, aproximadamente, 100 mil pessoas foram transportadas pelos ônibus que realizaram o trajeto entre os bolsões de estacionamento e a Arena Castelão.
 
             Foto: Grandes Construções 
 
 
Considerando apenas quatro obras viárias concluídas antes do início da competição – existem ainda várias obras em andamento –, foram investidos cerca de R$ 100 milhões. A obra que demandou maior investimento – R$ 38,4 milhões – foi a da construção de uma rotatória e de um túnel de 440 metros, interligando duas avenidas e que possui duas pistas com três faixas em cada sentido, ciclovia, calçada, sistema de drenagem gravitário, entre outros complementos. O túnel e a rotatória, concluídos no dia 7 de junho, fazem a interligação de várias vias no entorno da Arena Castelão. 
 
Outra intervenção urbana importante para facilitar os deslocamentos, foi a conclusão do BRT Alberto Craveiro, serviço que constituiu na duplicação da avenida de mesmo nome, passando de duas para quatro faixas em cada sentido, desse a ponte do Riacho Martinho até a Arena Castelão, numa extensão de 2,5 quilômetros. Soma-se a esses, mais 2,5 quilômetros de via restaurada para implantação do BRT Paulino Rocha, que ligará diversas vias na região. 
 
Em praticamente todas essas obras foram realizados serviços que incluem remanejamento e modernização de redes de água, esgoto, energia e de dados. Também o BRT da avenida Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) teve quase 10% do serviço concluído, ficando o término previsto para julho de 2015. Com tudo isso, Fortaleza exibe um conjunto de obras que constitui uma herança positiva da Copa para a mobilidade urbana dos moradores da capital cearense.