Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

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Publicado em 17 de julho de 2014 por Mecânica de Comunicação

Roteiro básico para se fazer uma correta retífica de motores

Consumo excessivo de óleo lubrificante, superaquecimento e fumaça de coloração branca saindo pelo escapamento são alguns dos sinais de que o motor de um equipamento utilizado em construção ou mineração está chegando próximo do momento de ser retificado. Caso não se atente para esses indicadores, pode começar a ocorrer perda de potência em situações que exigem carga máxima do motor. A presença de água ou metais no óleo lubrificante também são indicadores de alterações no bom funcionamento do equipamento. No caso da presença de resíduos pode ser sintoma de desgaste das bronzinas nas bielas e nos mancais do virabrequim.
 
      Fotos: Revista M&T 
 
 
Constatada a necessidade da retífica, a etapa inicial é desmontar o motor. O processo começa com a identificação das peças por números. Em seguida, elas devem ser lavadas quimicamente e passar por uma detalhada análise para verificação de trincas, especialmente no cabeçote e no virabrequim. A inspeção envolve ainda a turbina, a bomba injetora e o motor de partida. Nessa etapa, é aconselhável também a coleta de amostras de lubrificante para análise em laboratório para checar a presença de metais. 
 
A etapa de inspeção dos componentes inclui ainda a medição das peças para futura comparação com as informações técnicas dos fabricantes. A intenção é ver a espessura dos componentes para confirmar a necessidade da sua retífica. No caso dos motores de grande porte, vale ressaltar que o virabrequim só deve ser retificado duas vezes ao longo da vida útil, por questão de confiabilidade. 
 
Depois de feitas todas as análises das peças e componentes, o motor deve ser remontado e posto em funcionamento. Nessa fase é necessário realizar teste para checar temperatura e eventuais vazamentos. Tal teste pode ser em bancada ou com um dinamômetro, onde é aplicada a carga e feita uma simulação do seu trabalho em condições operacionais. Após ser reinstalado no equipamento, as primeiras horas de operação de um motor retificado devem merecer atenção redobrada em relação a pressão do óleo, nível da água e vazamentos. Especialistas asseguram que o tempo de vida útil de um motor retificado é similar ao de um novo caso seu uso obedeça as recomendações básicas do fabricante. Além dessas informações e dicas, mensalmente, a Revista M&T traz uma série de outras envolvendo a manutenção de máquinas e equipamentos de construção e mineração.