Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 08 de agosto de 2014 por Mecânica de Comunicação

A importância de projetos consistentes para deslanchar as obras de infraestrutura

A necessária e urgente ampliação e modernização da infraestrutura brasileira tem entre seus obstáculos a pouca disponibilidade de bons projetos de engenharia para a realização das obras. A constatação já tinha sido feita por profissionais e entidades que reúnem projetistas e engenheiros e agora, mais recentemente, diversas áreas governamentais começaram também a destacar o fato. Em algumas obras, a falta de rapidez em sua execução está ligada, entre outros fatores, à demora na elaboração de um projeto adequado e que antecipe problemas, desafios e entraves ao futuro empreendimento.
 
            Foto: Revista Grandes Construções 
 
 
Diversos profissionais com experiência internacional relatam que, muitas vezes, na Europa e nos Estados Unidos a elaboração do projeto costuma ser mais demorada do que a própria execução da obra. O princípio é o clássico: demorar mais tempo na fase de elaboração de um bom projeto para não ter de interromper a obra na fase de execução. A maioria das obras construídas nos países desenvolvidos costuma ter detalhados projetos em todas as etapas da obra, incluindo a participação e a contribuição de todos os profissionais envolvidos com a obra. 
 
O ideal é que estejam contemplados nos projetos aspectos relacionados com as fundações, estruturas, impactos ambientais, assim como os demais processos de uma obra. Para o equacionamento do problema, a avaliação geral de quem atua na área de construção é vital uma maior 
conscientização das empresas e dos profissionais ligados às áreas de engenharia e de projetos. Hoje há um esforço das entidades ligadas ao segmento, no sentido de orientar e promover seminários e palestras mostrando a necessidade de se valorizar a cultura de bons projetos. 
 
Do lado do governo, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social acaba de criar uma área específica para cuidar de avaliar a estruturação de projetos. São ações consideradas indispensáveis diante da necessidade do País de alavancar obras de infraestrutura, principalmente nas áreas de transporte e logística. O tema ganha ainda mais relevância diante da necessidade de se atrair capital privado para os investimentos por meio das concessões e PPPs – Parcerias Público-Privada, que devem ser formadas cada vez mais.