Publicado em 21 de agosto de 2014 por Mecânica de Comunicação
Roteiro de ações para garantir o máximo desempenho dos tratores de esteira
Classificados entre os mais robustos equipamentos utilizados em um canteiro de obras, os tratores de esteira normalmente atuam na linha de frente das obras. Apesar da reconhecida robustez, esse tipo de equipamento necessita de alguns cuidados e manutenção para que se consiga o máximo desempenho e eficiência. No caso, por exemplo, das lâminas e seus componentes, o tipo mais empregado no Brasil é o de lâmina curva, que acaba tendo mais contato com o material escavado, resultando num maior desgaste da chapa.
Foto: Revista M&T
Os itens que mais sofrem desgastes durante a operação são as ferramentas de penetração de corte, as bordas, cantos e lâmina de corte. Os usuários precisam ficar atentos ao desgaste cotidiano dessas peças, que são fabricadas com uma liga de alto teor de cromo exatamente para proteger a chapa da lâmina, ampliando a sua vida útil em condições operacionais muito abrasivas.
O procedimento mais indicado para fixação da liga na lâmina é por meio de solda, que é mais econômico do que o processo de proteção por endurecimento de solda, quando toda a estrutura da chapa da lâmina é revestida. Outro sistema de proteção contra desgaste da lâmina é a fixação de uma chapa de aço, que age como elemento antidesgaste estrutural, de alta dureza e que pode ser instalada em qualquer superfície plana ou moderadamente curva.
Um terceiro tipo de proteção disponível para as lâminas de tratores são as chapas de empuxo, que são específicas para operação de tratores que auxiliam a propulsão de scrapers. Apesar de todas essas soluções para proteção da lâmina, ainda existem alguns usuários que optam por fazer uma recuperação da estrutura desgastada dos equipamentos por meio de soldas aleatórias das chapas. Essas e outras recomendações e orientações técnicas sobre manutenção de equipamentos podem ser encontradas, mensalmente, na Revista M&T.