Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 27 de agosto de 2014 por Mecânica de Comunicação

Área de saneamento recebe novas obras e licitações

A liberação de recursos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem provocado uma relativa demanda para a área de saneamento. Além disso, a obrigatoriedade para que as prefeituras elaborem até o fim deste ano, seus planos municipais de saneamento básico, determinação prevista na Lei Nº 11.445/2007, também tem estimulado o anúncio de obras ou licitações nessa área. 
 
    Fotos: Grandes Construções 
 
Com isso, diversos municípios, com apoio de verbas estaduais e também federal, estão desengavetando seus projetos. Dessa forma, começam a surgir notícias de que muitas cidades do interior do país estão anunciando e, em muitos casos, até iniciando as obras. Um bom exemplo vem da Paraíba, onde mediante liberação de R$ 247 milhões, anunciada na semana passada, devem ser iniciadas brevemente obras para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) nos municípios de Bayeux, Cabedelo e Santa Rita, além de contemplar repasses para o sistema de abastecimento de água na cidade de Guarabira. 
 
Outro caso de destaque é a destinação de R$ 17 milhões para obras de infraestrutura e saneamento que devem beneficiar diversos municípios do Centro-Oeste e Sul de Minas Gerais, como Igaratinga, Itaúna, Pains, Piumhi, Alpinópolis e São José da Barra. Há ainda outra região que também se mobiliza para acelerar obras de saneamento que é a do município de Espigão d´Oeste, no interior de Rondônia, que discute a elaboração do seu Plano Municipal de Saneamento Básico. 
 
Além de planos específicos voltados diretamente a construção de estrutura para saneamento básico, há uma série de iniciativas direcionadas para contenção de encosta, desassoreamento de rios e córregos, que é classificada e está ligada à área de saneamento básico. Tudo isso contribui para que as empresas do setor fiquem mais otimistas.