Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 04 de setembro de 2014 por Mecânica de Comunicação

Projetos de metrôs começam a ganhar contornos reais em duas capitais

Gradativamente, as principais obras da área de transporte, destinadas a facilitar os deslocamentos dos moradores dos grandes centros urbanos começam, efetivamente, a sair do papel. Nos últimos dias, dois grandes projetos para a construção de linhas de metrô tiveram sinal verde no que diz respeito a liberação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Um deles é para o futuro metrô de Curitiba e outro para a Linha Leste do Metrô de Fortaleza. 
 
  Fotos: Metrofor 
 
 
No primeiro caso, a Câmara Municipal da capital paranaense aprovou um projeto que autoriza a Prefeitura a contratar um empréstimo para o início das obras do metropolitano, que envolverá recursos totais de R$ 4,8 bilhões. O futuro metrô deverá ter uma linha com 15 estações num percurso de 17,6 quilômetros, entre o Terminal do Cabral e a CIC Sul. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em até cinco anos e, no futuro, a linha deve ser estendida até o Terminal Santa Cândida, embora esse trecho ainda não possua orçamento e nem prazo para início. Vale ressaltar também que a aprovação na Câmara ainda depende de uma segunda votação. 
 
Já no caso da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, o financiamento de R$ 1 bilhão já foi inclusive autorizado pelo BNDES, tendo inclusive sido publicada no Diário Oficial da União do dia 1º de setembro. A Linha Leste, que faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), terá extensão total de 12,4 quilômetros e 13 estações. Ela vai integrar o centro da capital cearense à região da Avenida Santos Dumont, onde se encontram os principais polos comerciais, universitários e financeiro da cidade. 
 
Os dois casos relatados contribuem para conferir um pouco de otimismo entre as empresas que atuam no segmento de obras de infraestrutura, ajudando também, é claro, a concretizar o atendimento de demandas antigas da população por melhorias nas condições de transporte das grandes cidades brasileiras.