Publicado em 11 de setembro de 2014 por Mecânica de Comunicação
Concreto protendido consolida sua posição como o mais usado em pontes e viadutos
Processo trazido da Europa por engenheiros brasileiros ainda nos anos de 1950, o concreto protendido vem sendo cada vez mais usado na construção de pontes e viadutos, sobretudo naqueles projetos que exigem a colocação de grandes vãos entre pilares. Isso é possível pelo fato de o concreto protendido suportar uma carga duas vezes maior do que o concreto armado, mesmo considerando a utilização de viga da mesma altura e em uma mesma área de construção. Ou seja, é possível dimensionar viga protendida com a metade da altura, o que resulta em leveza da estrutura.
Fotos: Blog da Engenharia Civil da UESC / Grandes Construções
Os benefícios do uso dessa técnica são nítidos, pois ela consiste num estágio superior do concreto armado, cuja característica principal é a formação de fissuras que acabam por comprometer a estrutura da obra. A finalidade da protensão do concreto é reagir contra uma ação natural de desgaste da estrutura.
Existem duas formas de concreto protendido: por meio de um tensionamento dos cabos de aço antes da concretagem ou após ela. A primeira é denominada pré-tensão e a outra é a pós-tensão. A mais utilizada em pontes e viadutos é a última, também chamada de pós-tração.
Nesse caso, são colocadas as armaduras de aço dentro das formas que vão receber o concreto. Em alguns casos são colocadas ancoragens nas extremidades do aço. Quando o concreto atinge a resistência desejada, é feito o tensionamento do aço com o uso de macacos hidráulicos nas extremidades. Esses equipamentos esticam o aço envolvido pelo concreto até a tensão desejada. Quando o aço é solto realiza uma força de compressão permanente sob o concreto.
Atualmente, o concreto protendido é amplamente utilizado em edificação, barragens para reter comportas, pontes e viadutos, pistas de aeroportos, piscinas, estações de tratamento de esgoto, reservatório de água, silos de estocagem de grãos, tirantes para contenção provisória ou definitiva, pré-fabricados de concreto, estacas para fundações, postes para redes de energia elétrica, vigotas para lajes, telhas, pisos, entre outras inúmeras aplicações na construção civil. Informações como essas, além de dicas sobre o mercado e as inovações no uso de concreto podem ser encontradas mensalmente na revista Grandes Construções.