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Publicado em 16 de outubro de 2014 por Mecânica de Comunicação

Guia detalhado para garantir integridade dos freios em veículos pesados

A verificação detalhada e constante do sistema de freios em veículos pesados é ainda mais importante do que em carros de passeio. O bom funcionamento dos freios em caminhões e equipamentos utilizados em obras é indispensável para uma operação segura. Para manter a integridades do sistema pneumático, que é o mais utilizado nesse tipo de veículo, ao contrário dos freios hidráulicos dos veículos leves, a regulagem da folga das sapatas e a drenagem dos reservatórios são itens que merecem maior atenção. Geralmente, o bom funcionamento dos freios pneumáticos é garantido pelo elemento secador. A recomendação varia de acordo com o fabricante, mas, em geral, deve ser verificado e substituído uma vez por ano. 
 
Fotos: Revista M&T 
 

Responsável por manter sem contaminação o sistema, o elemento secador também pode ser contaminado. Nesse caso, é indicada a desmontagem dos sistemas de válvulas e câmaras para limpeza e drenagem. Uma recomendação preventiva é o próprio operador fazer a drenagem dos tanques de ar diariamente antes do início da operação, exceto quanto o sistema já faça isso automaticamente. 

No caso dos sistemas de freio a tambor – que equipa a maioria dos veículos –, o principal cuidado a ser tomado é no que diz respeito à infiltração de água, o que resulta em falhas na frenagem. Nessa situação, a indicação emergencial ao operador é manter a velocidade constante e frear de forma leve e repetidamente, para aquecer as lonas e, desse modo, evaporar a água. Há ainda a possibilidade de a água penetrar na parte eletrônica, de ar ou hidráulica, caso em que se recomenda uma completa revisão, pois a água pode oxidar as conexões e comprometer o controle eletrônico do sistema, incluindo o ABS. 

Outro problema comum é o choque térmico, que pode provocar trincas. Além disso, o tambor pode sofrer deformações, prejudicando a frenagem. Quando isso ocorre, a recomendação é sua retificação. Já em relação ao freio a disco, pouco utilizado em ambiente off-road, o empenamento do disco é a avaria mais comum. Independente das causas, esse problema gera ruídos e vibrações, sendo recomendável o imediato encaminhamento do veículo para uma oficina especializada e o trabalho só deve ser feito por profissional especializado. Por fim, os sistemas ABS e EBS são componentes eletrônicos que dificilmente apresentam anomalias ou necessidade de manutenção preventiva. Para realizar o diagnóstico do sistema, são utilizados softwares que analisam eventuais códigos de falhas. Recomendações e orientações técnicas sobre manutenção de equipamentos podem ser encontradas, mensalmente, na Revista M&T.