Publicado em 06 de novembro de 2014 por Mecânica de Comunicação
BRTs se consolidam como solução ideal para gargalos do transporte nos grandes centros
Considerado como uma das alternativas mais simples e econômica para desafogar os gargalos do transporte coletivo nos grandes centros urbanos do País, a implantação dos chamados BRTs (Bus Rapid Transit) tem impulsionado a ampliação e modernização de corredores, assim como a construção de terminais urbanos de passageiros em diversas capitais e até em cidades de médio porte no interior. Vários dos projetos colocados em prática nos últimos anos estão em fase de conclusão e outros tantos se encontram em processo licitatório ou já em execução.
Fotos: BHTrans / Portal 2014
Um bom exemplo é o de Belo Horizonte, que está em fase final de construção. Ele consiste numa série de obras, executadas pela Prefeitura em conjunto com o governo do Estado, que envolve a implantação de alguns corredores interligados por 13 terminais em diversas cidades da região metropolitana de BH. Quando totalmente concluído, ele terá capacidade de transportar cerca de 700 mil pessoas por dia.
Além do projeto executado na região metropolitana de Belo Horizonte, várias outras capitais têm em obra ou projetado sistemas semelhantes. No Rio de Janeiro, até em função de sediar em 2016 os Jogos Olímpicos, está realizando uma série de obras para aprimorar a mobilidade urbana. Entre elas está a construção do BRT Transbrasil, previsto para ser iniciado ainda este neste mês de novembro.
Com investimento inicial da ordem de R$ 1,4 bilhão, ele terá 30 quilômetros de extensão, ligará Deodoro, na Zona Oeste, até o Centro do Rio, contará com quatro terminais e 28 estações. O primeiro trecho irá de Deodoro até o Caju. Quando totalmente concluído, o BRT Transbrasil deverá ter capacidade para transportar cerca de 820 mil passageiros por dia.
Ainda no Rio, já entraram em operação algumas estações de outro sistema, o BRT Transcarioca, que ligará a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Estimulado pelas boas perspectivas desse sistema e de outros complexos de transporte coletivo urbano, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), os investimentos na ampliação da malha de transporte nas grandes cidades tende a render novas obras e estimular empresas e construtoras que atuam nesses segmentos.