Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 14 de janeiro de 2015 por Mecânica de Comunicação

As alterações nas NRs e sua importância para os ganhos de produtividade

Criadas no fim da década de 1970, as Normas Regulamentadoras, conhecidas como NRs e que fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho tem despertado a preocupação das empresas de forma geral e também das que atuam nas áreas de construção e mineração. Em virtude da discussão constante sobre alterações e revisões pelas quais as NRs passam periodicamente, várias empresas dos dois segmentos têm criado grupos internos para acompanhar de perto as comissões tripartite, formadas por representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores, e que estudam e formulam as alterações. 

 

Além de atender à necessária e correta proteção dos trabalhadores, assim como evitar a geração de impactos ambientais, a preocupação das empresas com as atualizações nas normas é assegurar que as alterações introduzidas garantam também o constante ganho de produtividade, necessário ao bom andamento dos negócios. Muitas vezes, o esforço desses grupos de trabalho dentro das empresas é para conscientizar os agentes envolvidos nas alterações das NRs para não se aumentar o custo operacional das construtoras ou mineradoras, fator importante para manter a competividade das empresas.

Atento a esse cenário todo, o Núcleo Jovem da Sobratema, criado para estimular a participação das novas lideranças do setor nas atividades da associação, acaba de formar um grupo especialmente para discutir as normas, suas revisões e os impactos na produtividade, segurança e qualidade dos dois segmentos. 

O objetivo principal desse grupo é contribuir para que as construtoras, pedreiras, fabricantes e locadores de equipamentos participem ativamente das discussões relativas às revisões e elaboração de NRs, levando informações de cunho técnico e, também, compartilhando experiências e desafios encontrados nos canteiros de obras. O grupo fará também uma importante interface entre as empresas e o que vem ocorrendo nas Comissões Permanentes Regionais (CPRs) e na Comissão Permanente Nacional (CPN) das NRs.