Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 29 de janeiro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Dicas para a recuperação das hastes dos cilindros hidráulicos

A manutenção nos equipamentos é importante para preservar seu bom funcionamento e para obter o máximo de produtividade durante uma operação. Suas peças podem sofrer desgastes de acordo com as horas em que a máquina trabalhou e necessitam passar por intervenções. Os componentes dos cilindros hidráulicos – haste, camisa, olhais e vedações internas – são um exemplo dessa necessidade.

Analisando apenas a haste, o operador e profissional de manutenção podem identificar que ela precisa de um polimento quando aparecer ocorrências de pequenas deformações superficiais ou quando ela estiver com a aparência fosca. Nesse último caso, o brilho é sinônimo de estanqueidade, o que significa que quanto mais lisa for a superfície, menor será a aderência de partículas externas. Caso essas partículas penetrem no interior do sistema, poderá ocorrer uma contaminação do óleo hidráulico.
 
      Fotos: Revista M&T 
 
O polimento da haste pode ser feito por uma espécie de bucha, que torna a superfície metálica lisa e brilhosa. Outro tipo de recuperação é a cromeação, realizada antes do polimento, quando identificada a perda de espessura da haste. O cromo é aplicado com o objetivo de aumentar a dureza de sua superfície e, em muitos casos, restabelece, também, seu diâmetro original. No entanto, é necessário tomar cuidados em sua aplicação, uma vez que uma colher de chá de contaminante ferroso pode contaminar 200 litros de óleo hidráulico. Ou seja, se houver um erro na medida, poderá ocorrer um contágio do sistema hidráulico, acarretando em prejuízos aos usuários do equipamento. 

Há situações ainda que as hastes empenas, apresentam rachaduras ou estão muito desgastas. A solução, então, passa a ser a troca do componente. Nesse sentido, é importante tomar cuidado com a qualidade do aço, já que é um serviço tradicional de usinagem, no qual se corta o olhal do cilindro para a substituição da haste e, em seguida, solda-se o novo componente. Para avaliar a qualidade da soldagem, existem diversos tipos de tecnologia, das quais a mais usual é a ultrassonografia. Os aços empregados na fabricação de hastes de cilindros hidráulicos devem geralmente ter mais de 40 HRC de dureza após o tratamento térmico.

Orientações técnicas, recomendações e dicas sobre manutenção de equipamentos e seus componentes podem ser encontradas, mensalmente, na Revista M&T.