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Publicado em 19 de fevereiro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Ações governamentais e também do setor privado reforçam investimentos no sistema portuário

Diversas iniciativas adotadas ou anunciadas recentemente por diferentes níveis governamentais e também ações comandadas pela iniciativa privada indicam um novo impulso nos investimentos no setor portuário brasileiro. Exemplo dessa movimentação pode ser o desdobramento de algumas fusões ocorridas nas áreas de logística ferroviária. Uma delas, envolvendo duas das maiores empresas da área, terá especial impacto em novos investimentos em linhas férreas que levam ao Porto de Santos, no litoral paulista, cujos terminais se preparam para receber mais mercadorias por meio de vagões. 
 
Fonte: Codesp 
 
O que se espera no segmento ferroviário é que esse tipo de fusão amplie o volume de cargas transportadas por trens até o porto. No ano passado, 24,69% da carga que chegou a Santos foi transportada por trens, quando esse volume é bem maior em países desenvolvidos. Uma consequência do maior investimento em ramais ferroviários deve ser a ampliação das instalações portuárias para garantir o recebimento do maior volume de cargas. 

E tal movimentação não vem ocorrendo somente no Porto de Santos. No início do ano, uma empresa russa anunciou um investimento de aproximadamente R$ 160 milhões na área logística do Porto de Antonina, no Paraná. Os investimentos incluem a construção de um novo berço de atracação no Terminal Ponta do Felix, dois novos armazéns de 120 mil toneladas e a melhoria do sistema de movimentação de cargas. Tudo isso deve dobrar a capacidade de descarregamento de fertilizantes em Paranaguá e Antonina, além de torna-los mais modernos e eficientes, com consequente redução dos custos operacionais. 

Outro exemplo de modernização e ampliação portuária é registrado nos portos da Bahia, que tem batido recordes de embarques. Em 2014, o porto de Aratu movimentou um total de cargas da ordem de 6,4 milhões de toneladas, um crescimento de 11,5% em relação a 2013; Salvador alcançou mais de 4 milhões de toneladas, 9,7% superior ao volume de 2013; e Ilhéus registrou um expressivo crescimento de 27,8% sobre 2013. Tudo isso é resultado de investimentos público e privado feito no sistema portuário baiano. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinou, desde 2009, R$ 980 milhões nos portos da Bahia. Periodicamente, a Revista Grandes Construções publica reportagens e artigos relacionados com o tema dos portos.