Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 26 de março de 2015 por Mecânica de Comunicação

Gestão integrada dos processos pode elevar produtividade em canteiro de obras

O especialista em gestão, Jevandro Barros, diretor do IOPEX Brasil – Institute for Operational Excellence, levará no Sobratema Workshop, marcado para o dia 8 de abril, exemplos práticos do que pode ser feito em obras para o aumento da produtividade das frentes de serviço, quais os principais “entraves” para o incremento desta performance em função dos diferentes modelos de negócios das empresas brasileiras e o que pode ser feito, alternativamente, para se melhorar, ou seja, algo ligado à produtividade, que ele chama de “previsibilidade”. 

Barros entende ainda que o fato de a maioria das construtoras brasileiras depender muito da atuação de terceiros em suas obras resulta em problemas para se conseguir aumentar a produtividade nos canteiros. “Como melhorar a produtividade de uma mão de obra que não é minha? Este é um enorme desafio. Empresas que trabalham com obras industriais, prediais, entre outras, têm sofrido muito por este motivo”, diz. Acompanhe a entrevista feita com o especialista sobre o assunto: 

Blog Sobratema – No quesito excelência operacional na construção, como está o Brasil frente aos países internacionais?
Jevandro Barros – Sobre o que está sendo desenvolvido no Brasil em relação ao exterior, temos ainda muito a evoluir. As políticas internas bem como os modelos contratuais e a sistemática de atuação das empresas, seja através de consórcios ou mesmo quando o contrato é 100% privado, não ajuda muito quando se trata do tema produtividade. 
O Brasil precisa focar em parcerias, principalmente aquelas ligadas ao desenvolvimento, análise crítica e entrega de projetos, sendo este último um dos principais problemas nas obras onde atuamos. A demora na entrega dos projetos básicos, e principalmente executivos, e a má qualidade dos pacotes de projetos feitos geram grandes retrabalhos, desperdícios em todos os processos, improdutividade e outros atrasos. Como lidar com este problema se não mudarmos nosso “Mind Set” e estabelecermos parcerias para melhorar este problema? Este é um tema que tem sido amplamente discutido no exterior, principalmente nos Estados Unidos e Alemanha, e muito tem sido realizado para aumentar a performance das obras, a partir do que eles denominam de “Partner Management”.

Blog Sobratema – Poderia fornecer mais detalhes sobre a gestão integrada de projetos por processos?
Jevandro Barros – Desenvolvemos uma metodologia denominada “Gestão Integrada por Processo”, que é a 1ª metodologia que faz parte do ®Ciclo GPPC do IOpEx. Ele envolve desde o estabelecimento do modelo de Gestão que deve ser implementado nas obras, a estruturação da sala Obeya (Sala de Gestão), implementação e desdobramento dos indicadores e rotinas de gestão, até a estruturação do Projeto por Processo, para que o modelo tradicional de Gestão por Departamento seja trocado pelo modelo de Gestão por Processo. 
Trabalhar por processo faz com que a obra foque não apenas no que cada processo deve entregar separadamente, mas principalmente, nas interfaces entre os mesmos e na Gestão das Restrições com a visão do todo. Isso faz com que as entradas e saídas de cada etapa dos processos possam ser estruturadas e implementadas rapidamente e as restrições de cada um deles possam ser gerenciadas e eliminadas com muito mais antecedência.   

Blog Sobratema – Como essa gestão integrada por processos pode contribuir para o aumento da produtividade na obra?
Jevandro Barros – Muito do que chega a ser uma real improdutividade nas obras não está ligado diretamente aos colaboradores. Este é um paradigma que deve ser quebrado. Temos sim uma mão de obra no Brasil que ainda necessita de qualificação, mas este não é o principal problema.
Os maiores problemas dos projetos têm origem nos atrasos das entregas dos projetos executivos, ou má qualidade dos mesmos, atrasos nas entregas dos materiais, problemas com logística em geral, problemas com a programação da produção, enfim, todos esses temas acabam causando, no final, a redução da produtividade dos colaboradores da produção. Se esses problemas não forem resolvidos primeiro, dificilmente seremos produtivos, eficientes e eficazes.