Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 02 de julho de 2015 por Mecânica de Comunicação

Cuidados básicos para o bom funcionamento de britadores cônicos

Apesar de sua natural robustez, os britadores cônicos, utilizados nas fases secundárias e terciárias em pedreiras e mineradoras, necessitam de alguns cuidados, principalmente em relação ao seu revestimento. Esses elementos de desgaste variam de acordo com o fabricante, mas basicamente são divididos em dois grupos. O primeiro inclui os revestimentos para proteção dos componentes da câmara de britagem, que geralmente são feitos em aço com alto grau de manganês e oferecem resistência a impactos e abrasão. Já o segundo grupo inclui os revestimentos da parte inferior do britador, responsáveis pela proteção contra o desgaste e, para tanto, constituídos por liga de aço mais resistente à abrasão.

  


O desgaste indevido desses componentes ocorre quando há assimetria entre as partes inferior e superior, ou vice-versa. A colocação de material fino além do especificado para o britador também consome inadequadamente os revestimentos. Mas, para todos esses casos, a recomendação é uma só: manter a alimentação de material nos tamanhos e limites especificados pelo fabricante do britador cônico. Outra recomendação é observar periodicamente se a alimentação está sendo feita do modo adequado, pois a incidência de materiais finos é um item preocupante não só para a vida útil dos materiais de desgaste, como também para o britador como um todo. 

Vale ressaltar que no caso de britadores cônicos que trabalham na fase secundária de britagem – na qual o limite de abertura da boca é ainda mais importante, o operador da máquina deve dobrar a atenção com as quedas de produção. Afinal, trata-se de um indicativo de que está na hora de avaliar a eventual troca do revestimento.

Os materiais de desgaste da manta da cabeça do britador devem ser substituídos seguindo o procedimento básico de corte do anel e remoção do parafuso de trava. Em seguida, remove-se a manta desgastada. Porém, antes de instalar a nova manta, é necessário aplicar graxa na cabeça do britador, especificamente na região de contato com o material epóxi de amortecimento. A região inferior da cabeça, onde ocorre o atrito com a manta, deve estar limpa e isenta de óleo. Orientações técnicas sobre manutenção como essa podem ser encontradas, mensalmente, na Revista M&T.