Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 07 de agosto de 2015 por Mecânica de Comunicação

Estratégias e diretrizes para garantir mais segurança nos canteiros de obras

Canteiros de obras são locais onde é necessária uma redobrada atenção com a questão da segurança. Afinal de contas, é comum a utilização de equipamentos como guindastes e gruas para a movimentação de cargas volumosas e pesadas, sem contar máquinas e ferramentas de médio e grande porte que podem ampliar os riscos de acidentes. Todavia, se os gestores das obras seguirem alguns procedimentos básicos, é possível alcançar elevado nível de segurança, assim como obter uma redução significativa nos riscos para operadores, funcionários e visitantes nas obras.
 
Fotos: Revista M&T 
 
 
A recomendação principal começa com um bom planejamento de todo o canteiro. Uma obra organizada, com materiais e equipamentos estocados e armazenados de maneira correta, diminui a possível ocorrência de acidentes ou incidentes envolvendo operários e pedestres que circulam pelos arredores da construção, além de facilitar o trabalho e acelerar o comprimento do cronograma. O mais indicado, é fazer um detalhado projeto do canteiro de obras antes mesmo do início dos trabalhos, atendendo, entre outras normas, as especificações da NR-18 (Norma Reguladora). 
 
Outro ponto importante é zelar pelo treinamento e capacitação contínuo de colaboradores, sobretudo aqueles envolvidos diretamente com operação de máquinas e guindastes que movimenta grandes cargas. O adequado e constante treinamento é o principal antídoto do improviso, que é um dos grandes fatores da ocorrência de acidentes. Equipe bem treinada e atuando num canteiro planejado também significa redução de custos, uma vez que funcionários conscientes sobre a necessidade, por exemplo, de acondicionar materiais em locais adequados, evita que eles fiquem espalhados pelo canteiro, o que contribui para evitar perdas, além impedir acidentes. 
 
Se os cuidados com segurança são importantes na rotina diária das pequenas tarefas, no caso, por exemplo, da movimentação de grandes cargas, que demanda içamentos em alturas elevadas, é preciso redobrar a atenção. Nesses casos é necessário fazer o adequado dimensionamento da carga, estabelecer um plano de rigging para cada movimentação e tomar todas as precauções inerentes à manobra, como isolamento da área, definir procedimentos de emergências, incluindo rotas de emergências, área de agrupamento para evacuação, etc. 
 
O gestor do canteiro deve assegurar-se de que todo o pessoal da obra domine e entenda seu trabalho, sua responsabilidade e comprometimento com a segurança sua e dos seus pares. Ele tem de ter como mantra o lema de que segurança é uma responsabilidade de todos no canteiro. Essas e outras recomendações sobre segurança estão constantemente entre os temas abordados na revista M&T.