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Publicado em 25 de agosto de 2015 por Mecânica de Comunicação

Conclusão de obras rodoviárias no Centro-Oeste estimulará economia da região

Detalhados estudos feitos por várias consultorias especializadas em infraestrutura de transporte e logística para orientar as ações públicas recomendam priorizar dez eixos de transportes na região Centro-Oeste. A análise preconiza a integração entre rodovias, ferrovias, hidrovias e terminais. Entre os projetos apontados pelos estudos destaca-se o eixo rodoviário da BR-163, no trecho que vai de Sorriso, no Mato Grosso, a Miritituba, no Pará. Atualmente ela está sendo pavimentada, devendo ser concluída até 2016.
 
Fotos: DNIT 
 

Após o término das obras, a rodovia deverá servir como uma excelente opção para melhorar a logística em direção ao norte do Mato Grosso e, consequentemente, facilitar o acesso aos portos do Norte e Nordeste, sobretudo em relação ao escoamento da safra de grãos do Centro-Oeste. Uma vez concluída a obra, o trecho permitirá a operação de forma integrada com a hidrovia do Tapajós e o Amazonas, movendo as exportações do Norte do Mato Grosso, via Miritituba, além dos portos de Vila do Conde, no Pará, e de Santana, no Amapá.

Essa e outras obras devem representar, quando concluídas, uma sensível diminuição nos custos de transportes dos produtos agrícolas e também dos produtos industrializados da Zona Franca de Manaus, uma vez que a expectativa é haver uma redução do frete tanto no trecho rodoviário, quanto na conexão com hidrovias, reconhecidamente um dos modais mais competitivos em termos de custo.

A conclusão das obras na BR-163, além de permitir barateamento dos fretes para o escoamento da safra agrícola, também facilita a movimentação de insumos para produção no Norte do Mato Grosso, que atualmente é o maior produtor de granéis agrícolas do país. Antecipando esse movimento, várias empresas ligadas à cadeia agrícolas já estão se instalando em Miritituba e em Vila do Conde.

Segundo estimativas de vários consultores ligados à área de logística, o potencial anual de geração de negócios no Centro-Oeste com essas obras é da ordem de R$ 7,2 bilhões. Além da pavimentação rodoviária, estão em estudo ou programadas também diversas obras, como a dragagem de alguns rios, que deve facilitar a navegação e encurtar distâncias, com consequente redução de fretes, possibilitando o acesso a portos do Norte e Nordeste.