Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 09 de setembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Ações para prolongar a vida útil de baterias em equipamentos para construção

Apesar da considerável modernização promovida nos últimos anos pelos fabricantes de baterias dos equipamentos utilizados em obras de construção, que hoje necessitam de menos manutenção, são necessários ainda alguns cuidados para prolongar a vida útil desses componentes. No caso específico das máquinas que operam em ambientes off-road, por exemplo, o excesso de trepidação pode ser um fator nocivo, fazendo com que os polos semelhantes das placas que compõem a baterias e encostem e, inevitavelmente, provoque curto-circuito.
 
Fotos: Revista M&T 
 

Para se conseguir uma duração elevada das baterias, as diferentes marcas existentes no mercado recomendam uma série de procedimentos, a começar pela limpeza dos conectores. Nesse caso, visualmente,é possível fazer uma avaliação sobre a quantidade de zinabre (óxido de cobre)que esteja impedindo a transferência de corrente elétrica dos conectores para o veículo. 

 Caso o acúmulo de zinabre seja excessivo, é possível, com uma escova de aço e algum líquido removedor, fazer a retiradas da substância dos conectores. Alguns profissionais usam vaselina ou graxa nesse processo, algo que os fabricantes não recomendam, uma vez que esses materiais possuem poder isolante, formando uma crosta que acabará por inibir a transferência de corrente elétrica. 

O procedimento mais correto, recomendado por especialistas, é realizar uma primeira limpeza com escova de aço e óleo diesel. Na sequência, deve ser feita uma segunda limpeza, apenas com escova de aço, seguida de um revestimento dos conectores com óleo do tipo WD-40. Esse tipo de cuidado ganha ainda maior importância, uma vez que defeitos causados por excesso de zinabre nos conectores das baterias não são cobertos pelas garantias dos fabricantes. 

Outra medida prática recomendada é utilizar sempre um multímetro, instrumento específico para medir a tensão, para analisar se a bateria está com excesso de voltagem, situação que pode provocar evaporação acelerada do líquido da solução. Por fim, caso a máquina ou equipamento não for utilizado por um tempo prolongado, é necessário tomar o cuidado de ligá-lo a cada dois dias para uma recarga natural da bateria. Em caso de não utilização por um período mais longo, a recomendação é desconectar a bateria do equipamento. 

Recomendações e orientações técnicas sobre manutenção de equipamentos podem ser encontradas, mensalmente, na Revista M&T.