Publicado em 16 de setembro de 2015 por Mecânica de Comunicação
Obras para a realização das Olimpíadas Rio 2016 estão em ritmo acelerado
Faltando menos de um ano para a abertura das Olimpíadas Rio 2016, no Rio de Janeiro, 96% das obras incluídas na chamada Matriz de Responsabilidade dos Jogos Olímpicos estão em fase final de conclusão ou já foram contratadas. Um dos projetos mais importantes, o do Parque Olímpico está 87% das obras concluídas. Ele está sendo construído numa área de 1,18 milhão de metros quadrados, será o coração das disputas, pois concentrará as instalações para 16 modalidades esportivas. No total, serão três arenas, estádio aquático, complexo de tênis, velódromo, um hotel e os edifícios que abrigarão os centros de imprensa e de transmissão do evento.
Fotos: Prefeitura do Rio
Além das instalações esportivas, no Parque Olímpico está sendo finalizada uma série de obras de infraestrutura no local. Foram colocados mais de 10,6 km de redes para drenagem, 10,4 km de redes de água, 6,5 km de redes de esgoto, 12,6 km de rede de telecomunicações e 2,3 km de gás. Fora o Parque Olímpico, estão sendo realizadas obras e diversos outros pontos do Rio de Janeiro, como a pista de BMX e o circuito de canoagem slalom, que farão parte do Parque Radical, localizado em Deodoro; um campo de golfe com 18 buracos, que demandou a dragagem de um lago e a implantação de um sistema de irrigação.
Paralelamente estão sendo promovidas obras e ampliação e modernização do Riocentro, para receber competições de boxe e vôlei sentado. Também o Sambódromo e o Estádio Olímpico (Engenhão) estão passando por reformas e ampliações. Este último terá sua capacidade aumentada de 45 mil para 60 mil lugares. Além disso, serão realizadas melhorias na iluminação, nas áreas das competições de salto, arremessos e lançamentos. Também haverá uma série de obras para melhoria da infraestrutura geral do estádio.
As obras para as Olimpíadas não se restringem aos espaços esportivos. A cidade também está sendo beneficiada com diversas obras na área de transporte e de infraestrutura urbana. Além do chamado Bus Rapid Transit (BRT), com alguns trechos já em operação, o metrô está sendo ampliado, o projeto de revitalização do porto é uma realidade, com o Museu de Artes do Rio operando há alguns meses, o Aquário praticamente concluído e o Museu do Amanhã em fase final.