Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 13 de outubro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Corrente alternada: evolução e tecnologia

Os chamados painéis de corrente alternada são componentes apenas parciais de um conjunto bem maior, que engloba todo o sistema de tração de um determinado equipamento baseado em corrente alternada.
 
 

A tecnologia atual representa uma notória evolução quando comparada à anterior, de corrente contínua. No modelo anterior, o controle das máquinas era feito por meio de dispositivos de estado sólido como relés, contatores e resistores. Como regra geral, esses sistemas tinham a preferência por serem mais fáceis de implementar do que os de corrente alternada, algo que começou a mudar com a evolução dos semicondutores, que propiciaram o desenvolvimento das chaves eletrônicas de potência. Isso representou um verdadeiro divisor de águas para os sistemas elétricos de máquinas móveis.

O motor diesel é o elemento primário responsável por acionar o gerador de corrente alternada. Independentemente da forma de alimentação, a corrente alternada alimenta painéis conversores (conhecidos como retificadores), que transformam a energia em corrente contínua e alimentam um barramento, ao qual se conectam três elementos fundamentais para o funcionamento do sistema.

O primeiro é um banco de capacitores, que tem a função de reduzir as oscilações da corrente contínua pulsante de entrada, além de armazenar energia para os picos de maior demanda. O segundo elemento conectado ao barramento de corrente alternada é o chopper, que é constituído basicamente por uma única chave de potência que, ao se fechar, aplica a tensão do barramento de corrente contínua sobre um banco de resistores, descarregando e evitando sobretensão dos capacitores. O terceiro (e principal) conjunto de equipamentos conectados é formado pelos painéis de corrente alternada que, na realidade, são conversores de corrente contínua para alternada. Por isso, são conhecidos como inversores.
 
Mensalmente, a Revista M&T publica matérias técnicas na Seção Manutenção.