Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 04 de novembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Ex-ministro vislumbra dificuldades de crescimento econômico também em 2016

Na avaliação do ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, os desafios que a economia brasileira está enfrentando neste ano deverão se prolongar no próximo ano. Para ele, a situação pode até piorar um pouco mais, caso o governo federal não consiga aprovar o ajuste fiscal que está em discussão no Congresso. Esse quadro tende a provocar, de acordo com o ex-ministro, novos rebaixamentos da classificação de risco do país, afetando a confiança necessária a novos investimentos, o que reduziria ainda mais a atividade econômica.
 
 
 
 
Segundo o ex-ministro, a queda de cerca de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano deverá ser de aproximadamente 1% em 2016. Maílson afirma que a recessão pela qual o país passa hoje é resultado de erros de política econômica e também do intervencionismo excessivo do primeiro mandato do Governo Dilma. 
 
Reconhecendo alguns acertos do ministro Joaquim Levy, como a correção de preços administrados nas áreas de combustíveis e energia, Maílson sustenta que não basta o ajuste fiscal para a retomada econômica consistente do país. A conjuntura econômica brasileira só vai melhorar com algumas medidas que estanquem as transferências de recursos do Tesouro para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assim como a adoção das primeiras medidas que ataquem problemas estruturais, essenciais para restaurar os níveis de produtividade e elevar o potencial de crescimento. 
 
As análises do ex-ministro sobre o cenário econômico brasileiro atual serão detalhadas durante o evento Tendência no Mercado da Construção, que será promovido dia 11 de novembro, em São Paulo, pela Sobratema. Para participar, basta acessar o site oficial http://sobratema.org.br/tendencias/ e clicar na aba “Inscrições”.