Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 13 de novembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Os efeitos da desaceleração econômica sobre o mercado de equipamentos

O desaquecimento da economia brasileira, que teve início em 2014 com crescimento do PIB perto de zero e projeções negativas para este ano refletiu, como era esperado, sobre a indústria de equipamentos para construção civil e obras de grande porte.
 
Pelos dados do recém-concluído Estudo Sobratema do Mercado Brasileira de Equipamentos para Construção, a venda de máquinas para esse setor deverá registrar este ano um declínio de 57,8% na comparação com o ano passado: a estimativa é de que serão comercializadas neste ano 26,5 mil unidades contra 62,8 mil unidades em 2014. O principal fator que explica essa desaceleração foi a redução nos investimentos públicos em infraestrutura.
 
        Foto: Revista M&T 
 
Para o próximo ano, as vendas devem ter também uma retração, porém bem menor, da ordem de 2,1% ante 2015. Porém, uma pesquisa com usuários e fabricantes de máquinas, feita pelo Estudo, mostra que há uma perspectiva de retomada a partir de 2017, com uma recuperação mais robusta até 2020, inclusive, podendo alcançar os patamares de vendas de equipamentos obtidos em 2010, quando o segmento cresceu cerca de 70%. 

Para isso, seriam necessários que alguns fatores se concretizassem ao longo dos próximos anos, como a eficácia do plano de ajuste econômico e das novas concessões, a resolução da crise política e os investimentos para a renovação das frotas dos usuários.