Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 19 de novembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Sustentabilidade aplicada à construção civil começa a se consolidar

Aos poucos, os conceitos de sustentabilidade começam a se consolidar no segmento da construção e também no de obras de infraestrutura. Debates sobre o uso eficiente de recursos como água, insumos, energia e materiais no canteiro de obras já fazem parte da rotina de muitas construtoras. Em tempos de poucos recursos e incertezas econômicas, como o atual, o menor desperdício associado a iniciativas ecoficientes estimula a busca por eficiência e uso racional. 

Vários consultores ligados ao segmento detectam que já existe uma massa crítica de conscientização que, cada vez mais, fará com que as pessoas prestem atenção nas questões de conforto, de impacto ambiental, de baixo consumo de energia e de água, além de aspectos relacionados com as despesas com conservação ao longo da vida útil da obra. 
 
 

Um exemplo concreto dessa maior conscientização foi dado por uma experiência feita por uma construtora carioca. Ao fazer o lançamento de um conjunto com quatro edifícios, ela incorporou ao treinamento dos corretores uma capacitação especial voltada para conceitos de sustentabilidade que foram aplicados na fase de construção do empreendimento. O resultado é que os corretores que absorveram melhor os ensinamentos tiveram um desempenho de venda melhor. Tanto que foi solicitado à consultoria um reforço no treinamento dos demais profissionais. 

Outra tendência que tem surgido no segmento é o de profissionais jovens que estão mais sintonizados com soluções construtivas sustentáveis. Há, por exemplo, engenheiros que dominam conceitos inovadores como economia circular, que consiste em um ciclo de desenvolvimento positivo contínuo que preserva e aprimora os recursos naturais, otimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos administrando estoques finitos e fluxos renováveis. Nesse caminho, o próximo passo será a adoção do conceito de água e energia incorporada, no qual é contabilizado não só os recursos utilizados no canteiro de obras, mas também a utilização desses recursos para a fabricação dos materiais de construção, dos equipamentos e na produção dos sistemas construtivos industrializados. 

Todos esses conceitos serão debatidos em profundidade no próximo ano quando será montado o Salão da Sustentabilidade na Construction Expo 2016 – Feira e Congresso Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, que está programada para os dias 15 a 17 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo.