Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 03 de dezembro de 2015 por Mecânica de Comunicação

Novas demandas construtivas e as inovações em torno do uso do concreto

Graças à constante inovação nos métodos construtivos e também ao surgimento de novas demandas em mercados distintos, o uso do concreto passa por permanente evolução. Duas novas aplicações do material estão em evidência atualmente no Brasil: na construção torres para instalação de equipamentos de geração de energia eólica e nos chamados espessadores de rejeitos necessários em diversas atividades e predominantemente na indústria de mineração. 
 
             Foto: Cassol Pré-fabricados
 

No primeiro caso, as torres eólicas estão sendo construídas com o pré-fabricado de concreto substituindo as torres metálicas, costumeiramente utilizadas nesse tipo de obra. A principal vantagem do uso de concreto é que ele permite construir torres mais elevadas. Elas se mostram competitivas para alturas superiores a 100 metros, enquanto as estruturas feitas em aço variam de 65 a 80 metros. Em razão do elevado peso do concreto, que dificulta a logística de transporte até o local da geração, a torre é dividida em vários anéis, que são produzidos na indústria de pré-fabricado e depois levados até o local da obra e lá é feita a montagem das várias peças. 
 
Já os espessadores de rejeitos são estruturas, também produzidas em pré-fabricado de concreto, cujo objetivo final é armazenar rejeitos de minério de ferro. A principal vantagem do uso desse tipo de estrutura para os espessadores é a rapidez na construção. Além disso, ele confere maior segurança na retenção e processamento desses rejeitos.
 
Inovações como essas ligadas ao concreto e de sistemas construtivos baseado na sua utilização poderão ser conhecidas no pavilhão do World of Concrete, maior feira de concreto das Américas, que será inserido na Construção Expo 2016 a ser realizada de 15 a 17 de junho de 2016, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista.