Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 28 de janeiro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Forças que atuam sobre a carregadeira - parte 1

Por Norwil Veloso* 
 
Alguns termos, como força de escavação, capacidade de elevação do sistema hidráulico e força de tração, são usados frequentemente quando o assunto é o desempenho de uma carregadeira. Por isso, é importante conhecer suas definições e saber, realmente, o que eles significam.
 
Um equipamento articulado é constituído por dois módulos. O módulo do implemento (dianteiro) é formado pela caçamba, braço de elevação e articulações, componentes hidráulicos de acionamento e uma estrutura e eixo para montagem desses sistemas e suporte da carga. O módulo de potência (traseiro) contém o motor, conversor de torque, transmissão, eixo traseiro e componentes hidráulicos, e fornece potência para escavação, remoção e elevação de material, e também para tração dos módulos dianteiro e traseiro.
 
            Foto: Engineering Intro 
 
 
Nesta primeira parte, vamos falar sobre a Força de Desagregação
 
De acordo com a Society of Automotive Engineers (SAE), “Força de Desagregação” é a força máxima para cima (F1) exercida a 100 mm (4”) atrás da extremidade da borda cortante da caçamba, girando no ponto de pivotamento indicado. É definida pela capacidade de elevar ou girar a caçamba nas seguintes condições:
 
Equipamento estacionado em uma superfície firme e nivelada, com a transmissão em neutro e o peso operacional padrão;
Freios liberados e traseira do veículo livre (não pode estar impedida de subir ou descer);
Parte inferior da borda cortante paralela ao solo e a uma distância máxima de 25 mm (1”) acima ou abaixo do nível do mesmo.
 
A definição da SAE permite diversas variações e formas de medição. As mais comuns são as forças de desagregação da caçamba e do braço de elevação.

Força de Desagregação da caçamba
Para medir a força de desagregação da caçamba, o pino de articulação da mesma deverá estar bloqueado. A máquina deverá estar com o peso operacional e a força será medida 4” (100 mm) atrás do ponto mais avançado da borda cortante. A força de desagregação da caçamba será o valor da carga necessária para retirar do solo a traseira da máquina ou acionar o alívio do circuito hidráulico de inclinação da caçamba. 

Força de Desagregação do braço de elevação
Para o cálculo dessa força, o ponto de alavanca será o eixo dianteiro, que deverá estar bloqueado para evitar a deflexão. A força de desagregação será a carga necessária para elevar a traseira da máquina, tirando-a do contato com o solo, ou acionar o alívio do sistema hidráulico.  
 
*Norwil Veloso é engenheiro mecânico com MBA em administração e longa vivência na gestão e manutenção de equipamentos para construção. Esse texto foi publicado originalmente no Guia Sobratema de Equipamentos 2014-2016