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Publicado em 04 de fevereiro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Benefícios de uma boa infraestrutura de transporte nos custos logísticos

A mais recente pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) sobre a qualidade das rodovias brasileiras relaciona o impacto da infraestrutura nos custos logísticos e de transporte. Referindo-se a um estudo desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), o trabalho da CNT mostra que o desperdício de combustível dos veículos que transitam em pavimentos inadequados pode chegar a 5%. Dessa forma, no ano de 2015, estima-se que tal desperdício ocasionou um prejuízo da ordem de R$ 2,1 bilhões pelo consumo desnecessário de 749 milhões de litros de óleo diesel.
 
          Foto: Artesp 
 
 
O estudo da CNT demonstra que, se o custo de se locomover por rodovias com pavimento classificados como Ótimo for de R$ 100,00, o de se deslocar em vias com pavimento considerado Bom será de R$ 118,80. Já se o transporte for realizado num pavimento classificado como Péssimo, o custo da prestação de serviço de transporte alcançaria R$ 191,50, considerando a mesma extensão de deslocamento. No ano passado, o levantamento indicou que 35,4% das rodovias brasileiras foram consideradas como Regulares; 10,1% Ruins; e 3,1% como Péssimas. 
 
Um levantamento divulgado, em 2013, nos Estados Unidos confirma a contribuição de uma boa infraestrutura para a diminuição dos custos de transportes. Segundo o estudo, estima-se que rodovias americanas em condições inadequadas custam entre 25% e 30% a mais para os usuários, se comparadas com outras em condições adequadas. Os custos totais dessa estimativa levaram em conta o aumento da depreciação e manutenção dos veículos, uso de óleo lubrificante, desgastes de pneus e, principalmente, o consumo de combustíveis. 
 
Além dos ganhos econômicos, uma boa infraestrutura rodoviária representa também num expressivo benefício ambiental, com uma menor emissão de poluentes. Segundo projeções realizadas pelo Plano Setorial de Transporte e Mobilidade Urbana, no Ministério dos Transportes, o transporte rodoviário de cargas abateria aproximadamente 2,024 MtCO2 de gases de efeito estufa no ano de 2020. Caso o pavimento das rodovias fosse recuperado, a mitigação poderia ser ampliada para 4,024 MtCO2