Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Forças que atuam sobre a carregadeira – Parte 2

Por Norwil Veloso*

Os procedimentos e normas para determinação de dimensões de máquinas são estabelecidos por entidades como a SAE - Society of Automotive Engineers, a OSHA - Occupational Safety and Health Act e a ISO - International Standard Organization. Um exemplo de definição é a largura por fora dos pneus, que é a distância entre as bordas externas dos pneus de cada lado. Parece não ser importante, mas se a largura dos pneus for maior que a da caçamba, o desgaste dos pneus dianteiros será acelerado.

Sobre a capacidade da caçamba, existem duas formas de definição da capacidade nominal. A Coroada SAE é a quantidade de material que cabe na caçamba, considerando um ângulo de repouso de 2:1. Normalmente, esse valor é indicado como sendo a capacidade nominal básica. Já a Rasa SAE é o volume contido pela superfície interna da caçamba e um plano que passa através da largura da mesma.
 
               Foto: Degraus 
 

Nessa segunda parte, também, vamos falar sobre outros assuntos:

Capacidade do sistema hidráulico
A capacidade de elevação do sistema hidráulico é a carga máxima aplicada no centro de gravidade de uma caçamba com a carga nominal SAE, que possa ser elevada a uma altura específica com a caçamba posicionada de modo a manter a carga máxima, nas seguintes condições: equipamento em superfície firme e nivelada, com o peso operacional e a traseira presa (sem possibilidade de subir ou descer).

É importante entender que a capacidade de elevação do sistema hidráulico é completamente diferente da capacidade nominal da carregadeira. A capacidade de elevação, que pode ser medida durante todo o ciclo de elevação, e pode ser lançada em um gráfico, irá variar de acordo com as características das articulações e as dimensões do cilindro.

Carga ou capacidade de tombamento
A SAE define carga de tombamento como a carga mínima aplicada no centro de gravidade de uma caçamba com a carga nominal SAE, que gire o equipamento até que as rodas traseiras deixem o solo, nas seguintes condições:
- Máquina parada sobre um terreno firme e nivelado, com o peso operacional e implementos especificados.
- Caçamba totalmente inclinada para trás.
- Centro de gravidade da carga na posição mais avançada do ciclo de elevação.
- Máquinas articuladas deverão estar no ângulo máximo de esterçamento (especificar).

Força de tração
Já a força de tração é a força disponível nas rodas. Em uma carregadeira, é importante para o carregamento da caçamba e para a locomoção. A força de tração usada para carregar a caçamba é chamada, normalmente, de força de escavação (F3), que corresponde ao esforço para penetração com a caçamba em uma pilha de material ou no local de escavação.
 
 
 
*Norwil Veloso é engenheiro mecânico com MBA em administração e longa vivência na gestão e manutenção de equipamentos para construção. Esse texto foi publicado originalmente no Guia Sobratema de Equipamentos 2014-2016