Publicado em 10 de março de 2016 por Mecânica de Comunicação
Obra de mobilidade urbana no Rio vai beneficiar 300 mil pessoas
Em abril, é esperada a conclusão de uma das principais obras de mobilidade urbana no Rio de Janeiro, a linha 4 do Metrô, que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema. Serão seis estações – Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz – com 16 quilômetros de extensão, que deverão transportar mais de 300 mil pessoas por dia.
No final de fevereiro, as obras alcançaram a marca de 90% concluídas, com a chegada da tuneladora ao Poço de Ventilação, no Leblon. Assim, iniciou-se a última etapa da construção dos túneis, restando apenas 200 metros de escavação para a conexão entre os túneis no trecho Barra-Ipanema. Em todo o trajeto, são mais de 20 quilômetros de trilhos colocados e faltam apenas três quilômetros para sua conclusão. As estações também já estão em fase de acabamentos.
Foto: Linha 4 do Metrô do RJ
A Estação São Conrado, por exemplo, está em fase final de acabamentos, com a instalação de esteiras rolantes, testes nos sistemas das subestações de energia e reurbanização do entorno dos canteiros. Na Estação Jardim de Alah, o piso de granito está sendo colocado no nível de acesso dos passageiros, e a estrutura da entrada pela Avenida Ataulfo de Paiva, próximo à Rua Almirante Pereira Guimarães, já foi montada. Nesta estação, as plataformas e vias permanentes, por onde os trens vão passar, estão em finalização.
Na Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, as duas subestações de energia, responsáveis por alimentar sistemas de iluminação e refrigeração, escadas rolantes e elevadores, além de permitir o fornecimento de energia para a locomoção dos trens, já estão equipadas. São quatro salas com transformadores, painéis de controle, geradores de energia e até um sistema de ventilação e exaustão, dissipando o calor gerado pelos equipamentos.
Além do metrô, o Rio de Janeiro vem promovendo outras obras de mobilidade urbana que vão contribuir para a melhor movimentação de pessoas e dos visitantes durante os Jogos Olímpicos. As reportagens sobre infraestrutura podem ser lidas na Revista Grandes Construções.