Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 17 de março de 2016 por Mecânica de Comunicação

Compactação de asfalto: potencial de mercado e seus principais equipamentos

O mercado de compactação de asfalto no Brasil tem um grande potencial de crescimento se comparado ao percentual de estradas pavimentadas no país. Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes, apenas cerca de 12% da malha rodoviária brasileira possui pavimentação. Com isso, o setor de equipamentos para compactação vem investindo em tecnologia e trazendo novidades para atender a atual e futura demanda na área de infraestrutura viária. 
 
      Fotos: Asfalto de qualidade 
 

Nos dias de hoje, os principais tipos de máquinas são: o rolo compactador pneumático (faz a compactação do asfalto e sela a camada), o rolo duplo tandem, o compactador vibratório duplo tandem e o rolo compactador combinado, que possui o cilindro tandem na frente e pneus atrás, sendo utilizado principalmente em aplicações como recuperação de rodovias e trabalhos menores. Esses equipamentos são agrupados em faixa de preço e selecionados conforme o tipo de trabalho a ser executado.

Segundo especialistas dos fabricantes, quatro forças são usadas para extrair os vazios de ar e criar suporte nas camadas de asfalto: carga estática, impacto, manipulação e vibração. E cada uma delas está necessariamente presente em um desses tipos de compactadores. Os compactadores estáticos, por exemplo, têm como característica principal realizar a compactação através do seu próprio peso, e os compactadores vibratórios duplo tandem têm a capacidade de vibrar aumentando o poder de compactação. 

As principais tecnologias para compactação de asfalto e de compactação de solo, os conceitos e a aplicabilidade desses equipamentos estarão em debate no Sobratema Workshop 2016, a ser promovido no dia 6 de abril, em São Paulo.