Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 08 de abril de 2016 por Mecânica de Comunicação

Compactadores de resíduos são ideias para o uso em aterros sanitários

Os compactadores, mais conhecidos por sua utilização em obras rodoviárias, podem ser usados em outros mercados, como por exemplo, para a compactação de resíduos sólidos. Sua aplicação, recomendada em aterros sanitários, objetiva um melhor aproveitamento dos espaços e a redução de desmoronamentos, chorume, risco de incêndio, de proliferação de pragas e de dispersão de lixo no ambiente com a ação do vento. 
 
           Fotos: Bomag
 

Segundo um especialista de uma fabricante francesa, os compactadores de resíduos possuem o chassi inferior fechado, o que resulta em não contaminação de resíduos, chorume e sem risco de incêndio. A junta oscilatória e articulatória assegura o contato permanente entre o material e as quatro rodas ferramentas o que melhora a tração e a compactação, além disso a alta distância do solo reduz o desgaste do equipamento. Assim, pela alta densidade de compactação e melhor tração, essas máquinas aumentam a produtividade e ofertam maior disponibilidade de aplicação devido a sua baixa manutenção. 

Em comparação a um trator de esteiras, o compactador apresenta melhores resultados, uma vez que a pressão específica no solo pelo trator é muito baixa, de cerca de 7 N/cm², tendo um efeito de compactação pequeno. Já o compactador tem uma pressão de aproximadamente 240 N/cm², com resultados positivos também na trituração de resíduos, na capacidade de penetração e no efeito de amassamento. No entanto, o especialista alerta que em alguns tipos de aplicações o uso de compactadores não é recomendada, como em operação tipo tombamento, porque existe uma baixa densidade de resíduos. 

Essas informações foram apresentadas durante o Sobratema Workshop, realizado nesta semana, em São Paulo, cujo tema trouxe um amplo debate sobre os conceitos e tecnologias para o mercado de compactação.