Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 05 de maio de 2016 por Mecânica de Comunicação

Mobilidade urbana está na agenda de prioridades na América Latina

O debate sobre questões de mobilidade urbana entraram, definitivamente, na agenda das lideranças políticas, setoriais e empresariais em todo o mundo. De maneira especial, o tema interessa aos países em desenvolvimento, que são os que mais sofrem para viabilizar financeiramente projetos de infraestrutura necessários para facilitar os deslocamentos nos grandes centros urbanos. 
 
                       © Wikimedia Commons. Corredor Transmilenio en Bogotá 
 

A necessidade de se construir e manter sistemas multimodais de transporte urbano, que sejam robustos, confiáveis, ágeis e eficientes para solucionar os graves gargalos existentes para os deslocamentos nos grandes centros urbanos é ainda maior na América Latina pelo fato de ter ocorrido no continente um elevado grau de urbanização. De acordo com dados da Cepal – Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, atualmente, mais de 80% da população da região vivem em zonas urbanas, contra uma média mundial de apenas 54%. 

Em virtude desse aumento da demanda por infraestrutura de transporte e logística em áreas metropolitanas, cresce a importância de um bom planejamento e execução de obras voltadas a essas áreas. Novamente, no caso da América Latina, uma grande vantagem é que o continente pode planejar e executar uma estrutura que contemple tecnologias, sistemas construtivos e modais mais modernos, que incorporem quesitos relativos a aspectos de preservação do meio ambiente e o uso racional de recursos nas obras.

O debate de todos esses aspectos relativos à ampliação e modernização da infraestrutura urbana poderá ser acompanhado durante os ciclos de palestras, conferências e cursos do Construction Summit 2016, que será realizado dias 15 e 16 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.