Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 25 de maio de 2016 por Mecânica de Comunicação

Melhoria na acessibilidade deve estimular obras de infraestrutura urbana

Com uma sociedade cada vez mais consciente sobre a necessidade de se garantir igualdade de condições a todos, alguns gestores públicos estão investindo mais na criação de condições práticas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Entre as cidades com esse perfil estão Curitiba (PR), Uberlândia (MG) e São Paulo (SP). 
 
                  Fotos: Mobilize / Siga Essa Ideia 
 

Há ainda cidades médias espalhadas por todo o país já possuem comissões nas diferentes instâncias de poder, legislativo, executivo e judiciário, debatendo formas de aperfeiçoar os acessos e deslocamentos dos deficientes. A situação deve se intensificar a partir de agora, pois entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), que ficou em discussão no Parlamento por mais de dez anos.

Os especialistas acreditam que ela impulsionará a maior obediência à norma que determina que obras sejam feitas já prevendo rampas, instalação de elevadores, colocação de pisos especiais, entre outros. Além disso, a nova legislação também tende a estimular os administradores públicos e as empresas privadas a fazer adaptações em calçadas, praças e demais logradouros públicos e privados.

E essa melhoria na infraestrutura e na integração de pessoas com necessidades especiais é consequência da maior mobilidade do cidadão, que tende a exigir melhorias nas condições de acessibilidade em todos os ambientes que frequenta, realimentando o processo.

Esses tópicos relativos ao aprimoramento da acessibilidade nas cidades brasileiras estarão em evidência durante a realização do Construction Summit 2016, que será promovido nos dias 15 e 15 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.