Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 30 de junho de 2016 por Mecânica de Comunicação

Modernizar a iluminação pública pode gerar economia de até 80% para as cidades

A preocupação dos gestores públicos municipais com a melhoria da iluminação pública ganha ainda maior importância em função do efeito multiplicador de um eficiente sistema de iluminação das cidades. Além da expressiva redução do consumo, que pode chegar, em alguns casos, a 80% (50% em razão do uso de lâmpadas LED e 30% devido a sistemas de controle), se constata uma redução global dos gastos com manutenção da rede e uma comprovada diminuição dos índices de criminalidade, aliada a um declínio nos índices de acidentes de trânsito.

 

Foto: Prefeitura de São Luis/MA

 

 

De acordo com informações da Plataforma Uraia, uma parceria formada pela ONU – Habitat com o Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades, a prefeitura de Los Angeles decidiu implantar, entre 2010 e 2012, um programa de substituição de 150 mil luminárias. O resultado prático foi uma diminuição da ordem de 65% no consumo energético que, traduzido em valores, equivale a uma economia de US$ 10 milhões. Em complemento, foi constatada uma redução de 20% na incidência de crimes na cidade.

 

Outro exemplo constatado pela ONG foi em El Salvador que, em 2015, adotou o uso de lâmpadas LED em 4 mil pontos de iluminação, conseguindo uma economia de 50% no consumo energético. Vale acrescentar ainda que a implantação de uma rede mais moderna de iluminação significa também a possibilidade da implantação de sensores mais modernos e eficientes, o que resulta num melhor monitoramento e coleta de dados variados, o que ajuda na melhoria geral da gestão pública, uma vez que o administrador terá dados mais confiáveis sobre toda a cidade.

 

No Brasil, apesar da conjuntura adversa atualmente, existem em andamento nada menos que 53 projetos de renovação dos sistemas de iluminação urbana em diversas cidades de praticamente todo o país. Boa parte da execução desses projetos está sendo licitada por meio de PPPs. Vários desses aspectos da melhoria e dos desafios em aprimorar sistemas de iluminação pública foram debatidos no recente Construction Summit 2016, evento promovido em meados de junho, em São Paulo, pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis.