Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 04 de agosto de 2016 por Mecânica de Comunicação

Ganhos de produtividade na economia dependem de dar prioridade à educação

Para diversos especialistas em gestão pública, a solução dos gargalos em infraestrutura enfrentados pelo Brasil também depende de uma atitude governamental e privada de encarar as lacunas educacionais com mais empenho. Alguns defendem até que a questão precisa ganhar o mesmo grau de prioridade dispensado, por exemplo, por países como a Coreia do Sul e a China, que fizeram da educação uma prioridade nacional e hoje já colhem os frutos com um aumento expressivo na produtividade geral do país. Isso se deu, segundo os analistas, devido a um elo forte entre governantes e governados. 
 
          Foto: Divulgação Instituto Opus 
 
 
Para isso, é necessário ter uma liderança que adote medidas de estímulo à educação, com ênfase em ciência e tecnologia. Com isso se estimula o jovem a se qualificar melhor para uma atividade profissional e até a sonhar com a possibilidade de se tornar um empreendedor, reforçando suas possibilidades de geração de renda. Do lado das empresas, elas ganham por ter em seus quadros pessoas mais bem qualificadas, o que resulta sempre em maior produtividade e também competitividade interna e externa. 
 
Essa maior competitividade, sobretudo num cenário mundial globalizado, acaba resultando num círculo virtuoso no qual a sociedade e a Nação de forma geral saem ganhando, uma vez que a economia tende a deixar de ser baseada na exportação de commodities, cujo valor médio não passa de US$ 35,00 o kg, para se tornar uma exportadora de produtos tecnológicos, cuja média de valor pode alcançar a casa de US$ 1.000,00 por kg. Além de produtos, com profissionais com excelência educacional, o país pode também se credenciar a ser um grande exportador de serviços, como ocorre no caso das empresas de engenharia. 
 
Nesse caso em particular, um exemplo notório do casamento bem sucedido da atenção e prioridade dada à educação que envolve engenharia é o da fabricante de aviões Embraer, que nasceu baseada em engenharia e tecnologia desenvolvida por profissionais altamente capacitados e que hoje disputa, em condições de igualdade, o seleto mercado mundial de aviões comerciais. Análises e tópicos como esses estão detalhados em reportagens da revista Grandes Construções.