Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 11 de agosto de 2016 por Mecânica de Comunicação

Produtividade em mineradora depende de cuidados básicos com peneiras vibratórias

Mais do que nunca, as empresas necessitam adotar medidas que aumentem a produtividade nos seus processos internos. Uma delas é aumentar a vida útil de seus equipamentos. No caso das mineradoras, uma ação básica recomendável é adotar uma rotina de cuidados operacionais com as peneiras vibratórias, responsáveis pela classificação dos agregados. Constituídas, basicamente, por borracha, aço e poliuretano, as telas das peneiras sofre desgastes com o passar do tempo, sendo necessário analisar periodicamente sua gravidade, para não comprometer a qualidade e a produtividade da planta de britagem ou moagem.
 
         Fotos: Revista M&T 
 
 
A maneira mais simples de fazer essa análise rotineira é fazer uma verificação visual para detectar movimentos fora do padrão e também constatar antecipadamente trincas na estrutura. Registrada alguma anomalia, o passo seguinte é comprovar a existência da avaria com a aplicação de um equipamento de análise vibracional. Outra opção é utilizar sensores de monitoramento, que são instalados nas peneiras e servem para avaliar vibrações, velocidades e temperatura, indicando os parâmetros medidos no equipamento por meio de alarmes ou mesmo análise do operador. 
 
Confirmadas as avarias, alguns gestores de equipamentos costumam realizar adaptações no layout das plantas ou na forma de operação dos equipamentos, de maneira a obter melhor produtividade do conjunto, mesmo conscientes de que são avarias que podem prejudicar o processo. Tais alterações devem ser feitas caso a caso, seguindo os manuais de operação dos fabricantes. 
 
Um cuidado extra a ser tomado por quem atua nesse segmento é na etapa da alimentação das peneiras. No caso daquelas que possuem o chamado perfil banana, que se popularizou, é necessário verificar a forma de alimentação, pois a inclinação acentuada da tela no início da peneira imprime maior velocidade ao material. Se a peneira for alimentada com uma distribuição inadequada, uma boa parte do material se perde, até que se obtenha sua distribuição uniforme. A recomendação, portanto, é manter o fluxo na vertical e distribuir o agregado uniformemente em toda a largura da peneira. 
 
Essas e outras recomendações práticas de cunho operacional visando aumento da produtividade estão mensalmente em reportagens e artigos na revista M&T.