Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 13 de outubro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Energias alternativas crescem no Brasil

O recente anúncio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que aprovou o aumento para o financiamento de projetos de energia solar, que passa de 70% para até 80%, em Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), e a manutenção dos aportes em outras formas de energias renováveis, como a eólica e a biomassa, em até 70% em TJLP, direciona esse tipo de investimento para projetos com alto retorno social e ambiental e reflete a preocupação em diversificar a matriz energética brasileira, cuja principal fonte ainda é a hídrica, que corresponde a 61,3% da produção. 
 
 Fotos: Paulo Barros (Governo do Piauí) / Governo de Goiás 
 

Essa atenção está em consonância com os compromissos firmados durante a 21ª Conferência do Clima, realizado em dezembro de 2015, e com o Acordo de Paris para a necessidade de investir em fontes limpas de energia nos próximos anos. No mundo, ano passado, 77% das novas instalações de fontes renováveis foram para gerar energia a partir do vento e da luz do sol. A energia solar, por exemplo, obteve 56% do total de verba investida em renováveis, o que representa cerca de US$ 161 bilhões. 

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o objetivo é aumentar em 23% a participação de fontes renováveis na matriz energética até 2030. No Brasil, um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostra que a participação de renováveis na matriz energética brasileira passou de 39,4% em 2014 para 41,2% no ano passado. A energia eólica obteve uma maior participação na matriz elétrica, chegando a 3,5% ante 2% em 2014, a energia a partir da biomassa cresceu de 7,4% para 8% e a energia solar passou a representar 0,01% dessa matriz, cuja maior fatia ainda cabe aos sistemas de geração por usinas hidroelétricas. 

Para modernos serviços e tecnologias nesse segmento que atendam as demandas dos setores público e privado e as necessidades da população na área de energia, a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia ocorrerá em junho do próximo ano e comporá a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.