Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 27 de outubro de 2016 por Mecânica de Comunicação

O desafio e as oportunidades geradas pela Internet das Coisas no Brasil

A chamada Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things), que conecta aparelhos, veículos e outros dispositivos usando sensores eletrônicos e a web, vem tendo forte crescimento no Brasil, onde as estimativas de consultores projetam uma movimentação de US$ 7 bilhões nesse mercado, em 2020. De acordo com a consultoria IDC, deverão estar conectados no país cerca de 400 milhões de aparelhos domésticos, industriais ou públicos, além de dispositivos inteligentes que interagem entre si e com as pessoas.
 
          Foto: Hometeka 
 
 
Atualmente a IoT já pode ser constatada nos meios de transportes, tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. Uma aplicação que tem ganhado força é na área de energia elétrica, onde sensores capazes de monitorar remotamente o uso de energia elétrica e ajustar os fluxos auxiliam numa adequada distribuição por toda a rede elétrica, resultando em uso racional do recurso. Estudos de consultorias internacionais comprovam que esse tipo de tecnologia resulta em concreto aumento da eficiência operacional em diversas cadeias produtivas.
 
A medida que diferentes segmentos empresarias começam a enxergar possibilidades de redução de custos ou desenvolvimento de novos negócios a partir da IoT, a tendência é surgir novas janelas de oportunidades, com um avanço ainda maior da adoção dessa inovação tecnológica. A Mckinsey Global Institute elaborou um trabalho recente, no qual identificou três oportunidades advindas da IoT: otimização de operações em processos industriais; modelagem de negócios inovadores, principalmente em setores de transporte, por meio do uso de aplicativos ativados por geolocalizadores; e criação de valor B2B.
 
A partir de toda essa perspectiva de novas utilização da web, o país, principalmente devido a sua dimensão continental, demandará um grande esforço direcionado para dotar de cobertura de qualidade das suas redes de acesso que consigam dar suporte a todo esse universo de itens conectados. Atualmente, a estimativa é de que o Brasil tenha um total de 168 milhões de smartphones em uso. Nos próximos dois anos, a previsão é de que eles serão 236 milhões e tais aparelhos representam somente uma parte pequena do sistema de itens interligados. Tudo isso demandará grandes investimentos públicos e privados.