Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 12 de janeiro de 2017 por Mecânica de Comunicação

Perspectiva de retomada na produção de pré-fabricados de concreto em 2017

Uma pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que o sentimento dos empresários que atuam na área de estruturas pré-fabricadas de concreto se assemelha ao do setor da construção de forma geral: a perspectiva de um aumento da atividade em 2017. 
 
         Foto: Banco de Imagens Abcic 
 

No ano passado, no entanto, o levantamento apontou para o declínio da produção desse tipo de sistema construtivo em razão do contexto desafiador que afetou toda a economia. As empresas reportaram ainda um aumento das dificuldades para a realização de investimentos em 2015 e 2016: para a maioria dos pesquisados, a política econômica e a carência de demanda foram destaques com maiores entraves. 

A sondagem da FGV também levantou os segmentos da construção civil onde foram utilizadas as estruturas pré-fabricadas de concreto e houve alterações no ranking na comparação com 2015. A área industrial foi apontada como principal destino das vendas de pré-fabricados, que assumiu a liderança, com participação de 19,9%. Obra em shopping centers, que liderava em 2015, passou para a segunda colocação, com uma participação de 17,4% - tinha ficado com 30,1% no ano anterior. 

Já o segmento de infraestrutura voltou a ganhar posições e passou a representar 14,8% da demanda das indústrias de pré-fabricados – em 2015, registrava um percentual de 8,4%. Na sequência, aparecem as áreas de varejo, com 12,2% de participação; Centros de Distribuição e Logística, com 11,8%; e edifícios comerciais, com 10,2% da demanda. Aparece ainda a área habitacional, com 4,7% de participação na demanda por pré-fabricados. A sondagem realizada pela FGV foi encomendada pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic).